15 anos de Watchmen: Zack Snyder perdeu grande chance – Zonatti Apps

15 anos de Watchmen: Zack Snyder perdeu grande chance

Watchmen: O Filme completa 15 anos nesta quarta-feira (6). A produção de 2009 tentou acompanhar a ascensão dos super-heróis no cinema, mas sem sucesso. O diretor Zack Snyder não soube aproveitar o material original para adaptar uma trama de respeito nas telonas. O cineasta até poderia ter criado um universo cinematográfico, como Homem de Ferro e Batman fizeram na mesma época.

Watchmen: O Filme (2009) cai no paradigma de Zack Snyder. Em busca de momentos grandiosos, o diretor deixa cenas e diálogos importantes de lado. A visão pouco dimensional do cineasta também lhe impediu de expandir a história dos super-heróis. A Warner Bros. poderia oferecer competição ao MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).

A história do filme é baseada nos quadrinhos de Alan Moore, Dave Gibbons e John Higgins. Watchmen tinha a DC como sua principal publicadora e tentava fugir dos estereótipos clássicos dos heróis. Os escritores desconstruíram esse padrão para entrar na realidade e discutir assuntos pertinentes e socialmente importantes.

Yahya Abdul-Mateen-II e Regina King em cena de Watchmen

Yahya Abdul-Mateen-II e Regina King na série Watchmen

Divulgação/HBO

Inclusive, a série Watchmen (2019) consegue encapsular essa ideia. A produção da HBO mostrou quão boa uma história sobre Dr. Manhattan pode ser. Estrelados por Regina King, os nove episódios embarcam em uma montanha russa de emoções, mas com os pés no chão –o que faz com que o público se aproxime e se identifique mais com a trama.

A principal diferença entre o filme e a série foi a recepção do público. No Rotten Tomatoes, site que compila resenhas de críticos especializados, o longa de Zack Snyder recebeu 65%. No outro lado do espectro, a produção com Regina King chegou aos 96%. Fiel aos quadrinhos, os episódios encantaram os fãs.

Desse jeito, a chance perdida por Snyder em Hollywood é clara. A série da HBO conseguiu fazer o que o “aclamado” diretor foi incapaz. Em termos de adaptação, Watchmen ensina aos cineastas a serem fiéis ao material original. No entanto, o cineasta não parece ter aprendido a lição, pois fracassou mais uma vez em filmes de super-heróis, como Batman vs Superman – A Origem da Justiça (2016).

Então, para celebrar o aniversário do filme, assista abaixo ao trailer de Watchmen na íntegra:

Patrick Wilson e Malin Akerman em cena de Watchmen: O Filme

Trailer de Watchmen

Patrick Wilson e Malin Akerman no filme de super-heróis

Deixe um comentário