O Internacional está prestes a anunciar um reforço para a lateral esquerda. Cria do Lanús e atualmente no Celtic, o jovem Alexandro Bernabei é a aposta da diretoria do Colorado.
Com poucas oportunidades na Escócia, Bernabei seria uma “sombra” para Renê e chega com o aval do técnico e compatriota Eduardo Coudet. Pelo Campeonato Gaúcho, o Inter chegou a improvisar Robert Renan, o jovem João Dalla Corte e ainda Carlos De Peña no setor.
A trajetória de Bernabei
Com apenas 23 anos, a joia argentina é cria das categorias de base do Lanús. Bernabei se profissionalizou em 2019 e, dois anos depois, se tornou titular e peça importante da equipe.
Naquele ano, Alexandro entrou em campo para 53 partidas, sob o comando de Luis Zubeldía, e demonstrou belo repertório principalmente na fase ofensiva. Foram dois gols marcados e ótimas oito assistências distribuídas.
O melhor momento vivido pelo Lanús nesses anos foi pela Copa Sul-Americana. A decisão da edição de 2020, disputada em janeiro do ano seguinte, foi 100% dos hermanos, com o Defensa y Justicia do outro lado.
Em uma vitória incontestável, o Defensa, à época treinado por Hernán Crespo, levantou o troféu após vencer pelo placar de 3 a 0. Alexandro Bernabei foi titular e deixou o gramado aos 36 da etapa complementar, quando a equipe já perdia por dois gols de diferença.
O belo início de trajetória no Lanús chamou a atenção do futebol europeu. A ida de Bernabei ao Velho Continente foi por uma porta incomum aos sul-americanos. O lateral, inclusive, se tornou o primeiro argentino em toda a história a atuar pelo Celtic.
Na Escócia, Alexandro Bernabei foi comandado por Ange Postecoglou, atual treinador do Tottenham. Logo em sua chegada, o clube venceu o Campeonato Escocês e também a Copa da Liga no país.
O problema para Bernabei é que a mudança para a Europa não se traduziu em boa minutagem em campo. Com 27 jogos disputados, sendo 16 como titular, o jovem jogador não conseguiu se impor sobre Greg Taylor.
Jogador da seleção escocesa, Taylor já era o dono da posição e totalizou 77 partidas disputadas nesse período. Desta forma, a melhor opção para Alexandro Bernanei era procurar uma nova oportunidade.
“Mais que tudo, quero fazer parte da equipe titular, somar minutos, porque sinto a necessidade também para o meu progresso, como para construir o futuro”, declarou Bernabei em entrevista ao diário Olé.
Como atua Bernabei
Como já citado, o lateral de 23 anos se destaca principalmente pela boa capacidade ofensiva. Com Postecoglou, o Celtic utilizava os laterais também como construtores pelo meio-campo.
De acordo com Bernabei, a adaptação tanto ao idioma, quanto às opções do técnico, foi complicada. Pelo estilo de futebol praticado no país, o aspecto defensivo também foi um desafio para o jovem jogador.
“O que foi complicado foi me adaptar ao idioma, entender os movimentos. Mas aos poucos fui me adaptando. Obviamente, também o ritmo de jogo é distinto, muito mais tático e organizado”, apontou Alexandro.
Nas características que podem trazer um diferencial ao Inter, Bernabei possui bastante facilidade para efetuar cruzamentos, não à toa somou 10 assistências pelo Lanús, mas também pelo arremate. O cartão de visitas do jogador à torcida do Celtic foi um belo gol em chute de fora de área.