As redes sociais estão sempre se atualizando e disponibilizando mais funcionalidades para seus usuários. Seguindo essa tendência, o Instagram também anunciou mudanças. No dia 22/11 (quarta-feira), um novo botão foi adicionado e permitirá a realização de downloads de Reels.
O anúncio oficial foi feito pelo gestor da rede, Adam Mosseri, através do seu canal oficial de transmissão. Segundo ele, essa opção funcionará somente para conteúdos públicos e os vídeos salvos serão armazenados diretamente na biblioteca do aparelho celular do indivíduo.
É importante lembrar que a capacidade de baixar tais materiais já havia sido lançada em junho deste ano (2023), porém, estava restrita somente a alguns internautas norte-americanos. Entretanto, agora o recurso foi liberado em caráter global e deve chegar a todos de forma gradativa.
Inclusive, essa ferramenta lembra bastante uma já existente no TikTok, a rede rival, o que deve consolidar ainda mais a rivalidade entre ambas as plataformas. Adicionalmente, os vídeos baixados exibirão uma marca d’água com o nome do perfil de onde o material se originou.
“Agora, você pode salvar Reels criados por contas públicas no rolo da câmera. Qualquer Reels que você baixar incluirá uma marca d’água com o identificador do Instagram do criador. Lançamos isso nos EUA no início de junho e agora está disponível globalmente”, disse Adam Mosseri, chefe do Instagram, em seu canal de transmissão na rede social.
Como utilizar a nova funcionalidade
Para fazer o salvamento de um Reels dentro do Instagram, basta clicar no “aviãozinho” que se encontra abaixo na tela. Esse é o ícone destinado ao compartilhamento. Feito isso, basta tocar na opção “Baixar” que se encontra ao lado das alternativas “Adicionar ao Story“, “Threads” e “Copiar Link“.
Lembre-se de que só será possível baixar materiais compartilhados publicamente pelo dono do perfil. Portanto, proprietários que não desejem que seus conteúdos sejam baixados precisarão alterar esse tipo de permissão nas configurações do sistema.
Por fim, existem algumas outras mudanças na plataforma, como, por exemplo, o botão “amigos próximos“, ou “close friends“, para posts no feed e Reels. Resumindo, com isso, os posts podem ser visualizados apenas por quem estiver incluído nesta lista, deixando quem estiver fora dela incapaz de ter acesso a tais materiais.