O Arsenal entrou com time reserva para enfrentar o PSV e sofreu para segurar um empate em 1 a 1, na Holanda. Intercalando entre momentos de pressão dos donos da casa e chegadas perigosas do Gunners, a partida sem valor para a classificação do grupo terminou igualada.
Com a classificação e a liderança garantida antecipadamente, o Arsenal encerrou a fase de Grupos com 13 pontos somados. Em segundo, o PSV também carimbou o avanço, com nove.
Arsenal suporta a pressão inicial e sai na frente
O PSV aproveitou a escalação alternativa do Arsenal para buscar uma pressão nos minutos iniciais da partida. Apesar dos dois times estarem com situações definidas na Liga dos Campeões, os holandeses buscaram fazer bonito frente à sua torcida.
Na primeira oportunidade, o PSV saiu em velocidade pela direita com Bakayoko, que cruzou para Ricardo Pepi perder cara a cara com Ramsdale. Na jogada seguinte, Vertessen aproveitou novo passe de Bakayoko e testou no poste dos Gunners.
Bakayoko e o lado esquerdo de ataque do PSV foram os maiores problemas de Mikel Arteta na primeira etapa. O camisa 11 fez e aconteceu pela ponta, dificultando o trabalho defensivo dos ingleses. Aos 22, o atacante levou na linha de fundo, cruzou na área e ninguém aproveitou de novo. Na sobra, o próprio jogador “roubou” a bola do companheiro e disparou de fora da área, tirando tinta do poste.
Somente na reta final do primeiro tempo, o Arsenal neutralizou a pressão dos donos da casa e diminuiu o ritmo da partida, valorizando a posse de bola. Com as trocas de passes encaixando pelo meio, os Gunners responderam com perigo. Aos 30, Elneny encontrou liberdade, carregou até a entrada da área e mandou no pé da trave.
Apesar de seguir receoso com as infiltrações de Bakayoko, o time inglês mostrou também o seu poderio ofensivo e saiu na frente antes do intervalo. Aos 42, Reiss Nelson achou Nketiah dentro da área. O atacante dominou e bateu rápido, tirando as chances do goleiro Benitez.
Empate cedo
O PSV mostrou maturidade mesmo em desvantagem, criou uma armadilha para o Arsenal na etapa final e decretou o empate cedo. Com cinco minutos, o time holandês atraiu o time adversário para o seu campo de defesa e disparou em contra-ataque. Na frente da área, Pepi ajeitou e Vertessen bateu no canto.
O gol sofrido cedo fez Mikel Arteta olhar para o banco de reservas e mandar Declan Rice e Odegaard para o jogo. Mesmo aumentando o domínio do meio-campo, o Arsenal permaneceu sofrendo com a verticalidade dos holandeses.
Abrindo mão da posse, o PSV resumiu seus ataques na agressividade dos pontas e flertou com a virada. Em jogada individual pela esquerda, Saibari costurou a zaga londrina e acertou a trave.
Os donos da casa até ensaiaram uma pressão sobre o Arsenal, que outra vez soube sofrer, aguentou o momento de instabilidade na partida. Passado o momento de domínio do PSV, os Gunners também atacaram em busca da vitória. Gabriel Magalhães mandou para as redes de cabeça, mas o gol foi anulado. No último lance, Trossard entrou enfileirando na área e parou em Benítez.