A história da energia elétrica no mundo teve seu início no século XVII, quando alguns fenômenos elétricos foram observados por cientistas como Otto von Guericke, William Gilbert e Stephen Gray.
Ao longo dos séculos, presenciamos eventos fundamentais no avanço da energia elétrica. No século passado, por exemplo, usinas térmicas e hidrelétricas construídas foram o motivo de uma grande aceleração no desenvolvimento dessa forma de energia.
Em 1895, a primeira usina elétrica de grande porte foi inaugurada, impulsionando a indústria mundial e a sociedade de modo geral.
Hoje, por exemplo, encontramo-nos em uma notável busca por uma fonte de energia sustentável, uma vez que os recursos são finitos.
Com base nisso, avanços tecnológicos na geração, armazenamento e distribuição de eletricidade continuam a moldar o cenário energético global, com esforços para reduzir a dependência de fontes não renováveis e mitigar os impactos ambientais.
As últimas gerações estão totalmente habituadas com a energia elétrica, sendo, até mesmo, incapazes de refletir como seria possível viver sem esse tipo de tecnologia.
Em vista disso, muitas pessoas não imaginam de onde, afinal, vem a fonte de energia usada em seu país. Nesse sentido, a Open Source desenvolveu o projeto Electricity Maps.
Disponível para Android, iOS e versão web, o Electricity Maps permite que você confira inúmeras informações reunidas de fontes oficiais e confiáveis sobre a energia elétrica.
Que informações o Eletricity Maps fornece aos usuários?
O monitoramento global das emissões de carbono tornou-se um desafio crucial devido à escassez de informações disponíveis e à metodologia variável de cálculo da pegada de carbono – Imagem: Open Source/Electricity Maps/Reprodução
O Electricity Maps surge como uma ferramenta inovadora para superar essas barreiras, oferecendo uma abordagem em tempo real para identificar a origem da eletricidade e suas emissões associadas.
A iniciativa se revela como uma solução revolucionária para compreender e enfrentar os desafios das emissões de carbono em escala global.
Nesse sentido, o Electricity Maps supera desafios ao utilizar fontes oficiais e um componente preditivo para identificar em tempo real a origem da eletricidade e as emissões de carbono em várias regiões.
O mapa interativo oferece informações além da simples representação da matriz energética, como, por exemplo:
- Produção de eletricidade em tempo real por fonte;
- Consumo de eletricidade em tempo real por fonte;
- Emissões de dióxido de carbono de diferentes fontes na atmosfera;
- Participação percentual de cada fonte na matriz energética;
- Produção atual em comparação com a capacidade total instalada;
- Disponibilidade de vento e energia solar em diferentes regiões em momentos específicos;
- Transações de importação/exportação de eletricidade entre países e regiões;
- Diversos gráficos com dados históricos dos últimos sete anos.
Rótulos de ‘estimativas’ asseguram transparência, indicando a natureza dos dados em cada região.
A seleção de países é fácil, permitindo clicar no mapa ou digitar o nome na barra de pesquisa.
Além disso, é possível visualizar as emissões de CO2 e segmentar o país em zonas para análises comparativas.