A Banda Fulô de Mandacaru surgiu em 2001, na época os irmãos Pingo Barros com 10 anos e Armandinho do Acordeon com 15 anos, juntamente com um primo (ex-componente). Começaram tocando no São João de Caruaru e em festas de amigos, conquistando o público forrozeiro. No ano de 2004 surgiu a grande oportunidade de subirem ao palco principal do São João de Caruaru, abrindo as festividades oficiais. Esse fato foi o divisor de águas na carreira do “Melhor Forró do Mundo”, pois daí em diante começaram a se apresentar em todo o Nordeste, levando a música autêntica nordestina. Em 2004, ainda, Tiago Muriê entra para a Banda e assume o triângulo.
Em 2005 fizeram sua primeira Turnê Internacional, na França, realizando 10 shows no período de 27 dias, onde participaram do Festival LE GRAND SOUFFLET juntamente com uma gama de artistas Internacionais. Já acumulam 05 turnês internacionais, passando pelos países: Portugal, França, Bélgica, Alemanha, Suíça e outros.
No ano de 2016 ocorreu a grande consagração e sucesso nacional, com o título de Campeã do Programa SUPERSTAR (Globo), emplacando sucessos (músicas) nas rádios e TV’s. O DVD “Somos Todos Fulô de Mandacaru” lançado pela gravadora Som Livre foi um grande sucesso, tendo em vista o brilhantismo da banda na TV, Rádio e principalmente nas redes sociais. É um trabalho marcado pela emoção e energia dessa carismática banda.
Um grande diferencial da Banda Fulô de Mandacaru são as parcerias e projetos desenvolvidos ao longo dos anos. Quanto às parcerias, desenvolvem um trabalho educativo e cultural em Escolas, Hospitais, Presídios, dentre outros locais, com o objetivo de conscientização e socialização da Cultura Popular para pessoas que não conseguem ter acesso ao nosso bem cultural. Quanto aos projetos, a Banda Fulô de Mandacaru tem atualmente 03 formatos de produtos: a) Show de Forró; b) Mandacaru Elétrico (show de verão, carnaval e trio elétrico); c) Fulô de Mandacaru In Concert (um grande concerto de música popular brasileira).
Dentre os projetos, destacamos o Mandacaru Elétrico, que vem obtendo grande êxito em todo nordeste, com destaque nos estados de Pernambuco e Bahia, arrastando multidões por onde passaram. Exemplo disso é o Bloco “Galo da Madrugada”, onde se apresentam em trio elétrico há 04 anos seguidos na capital pernambucana, cantando para mais de 02 milhões de pessoas. No Carnaval de Salvador, a Fulô de Mandacaru já participou com shows nos camarotes (circuito barra-ondina), show no Pelourinho, e em 2023 estará puxando trio elétrico no circuito Barra-Ondina, no Bloco dos Vaqueiros.
Ressaltamos também o sucesso internacional da Banda Fulô de Mandacaru, através do seu primeiro projeto In Concert, que buscou proporcionar um diálogo entre várias vertentes musicais a partir de uma matriz pautada no Forró. É um trabalho mais universal, destacando a experiência e maturidade da Banda. Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Padre Antônio Maria, Maestro Spok e João do Pífano participaram desse grandioso projeto. Um novo produto com uma experiência ousada na música popular brasileira.
Em 2020 a Banda Fulô de Mandacaru inovou mais uma vez e lançou seu o DVD Fulô de Mandacaru SUMMER, que foi especial em várias afiliadas Globo. Esse CD/DVD está disponível em todas plataformas digitais, bem como na GloboPlay. O trabalho apresentou um show inovador contemplando as belezas naturais do litoral nordestino, com um repertório prioritariamente autoral inédito, releituras, bem como os sucessos da Fulô de Mandacaru.
Esse compromisso com a Educação e Cultura, dar-se também, pelo fato da formação acadêmica dos componentes da banda. Armandinho do Acordeon é Doutor em Educação; Tiago Muriê (triângulo) é Professor com formação em Letras; Pingo Barros (zabumba) é acadêmico do curso de Direito. Com essa mistura entre Educação e Cultura, a Banda Fulô de Mandacaru vem desenvolvendo um trabalho diferenciado e com uma identidade marcante na musicalidade do nosso país.
Neste ano a Banda Fulô de Mandacaru lançou o seu novo DVD intitulado “Forró Eletrizante”. O título inaugura um estilo sonoro próprio da banda, formada por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Tiago Muriê. “Sempre nos associaram ao forró pé-de-serra, mas nossa sonoridade nunca se encaixou exclusivamente com um estilo único. Temos muitas referências musicais do Forró como o Pé-de-Serra, Estilizado, Universitário, Eletrônico, dentre outras influências musicais. E agora decidimos encabeçar esse movimento do “forró eletrizante”, que envolve tradição, inovação e ousadia, marcas da Fulô de Mandacaru nesses 22 anos de carreira”, destaca Armandinho. O DVD conta com as participações especiais de Mastruz com Leite, Batista Lima e Caninana, e o repertório está repleto de novidades autorais, além dos grandes sucessos da banda.