A Nasa divulgou, na última semana, imagens que mostram a estrutura celeste chamada Pilares da Criação, uma das mais emblemáticas da astronomia.
Situada a uma distância aproximada de 6.500 anos-luz da Terra, essa estrutura, composta por poeira e gás, recebeu sua denominação por ser um local onde novas estrelas são formadas.
O fato também pode ser observado nas imagens.
Os vídeos se baseiam em dados provenientes de artigos científicos e de imagens obtidas pelo telescópios.
Entre eles o Telescópio Espacial Hubble, Telescópio Espacial Webb, Telescópio Espacial Spitzer e pelo Observatório de Raios-X Chandra. Assista abaixo:
Usando essas informações, astrônomos e artistas recriaram a formação em uma simulação tridimensional e produziram uma animação que explora a estrutura dos pilares.
Embora uma imagem bidimensional possa dar a impressão de que existem três pilares conectados, ao se observar a estrutura em 3D, revela-se que a nebulosa se divide em quatro nuvens distintas de poeira.
Conhecidos também como Nebulosa da Águia, os Pilares da Criação apresentam este formato devido aos ventos estelares e à intensa radiação de estrelas jovens e quentes.
Como parte do Projeto AstroViz do Universo de Aprendizagem da Nasa, a visita visual revela vários estágios na formação das estrelas.
O produto destaca uma protoestrela no topo do pilar central, jatos bipolares originados de uma estrela em formação não visível na parte superior do pilar esquerdo.
Além de uma estrela recém-nascida localizada no meio do pilar esquerdo.