Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O voo do Darkstar na abertura de Top Gun: Maverick (2023) é ao mesmo tempo deslumbrante e inquietante, principalmente pelo fato de o avião explodir no ar e mesmo assim o personagem de Tom Cruise continuar vivo.
O que mais deixa as pessoas inquietas quanto a sequência, é o fato de a ejeção de Maverick não ser exibida em tela.
Em uma matéria especial da Vanity Fair, o piloto de testes e astronauta, Chris Hadfield defendeu a produção, dizendo que “ejeções em alta velocidade não são bonitas” o suficiente para serem exibidas no cinema.
Hadfield disse ainda que, na maioria dos casos, de fato um piloto sai sem vida de um episódio do tipo. Porém, há sim chance de sobrevivência, se o jato em questão possuir um sistema de ejeção diferente do convencional.
Segundo o piloto, quando se está a bordo de um jato experimental de altíssima velocidade, a ejeção pode acontecer através de uma cápsula que força o avião a se desmontar no ar quando acionada. Para Hadfield, se o acidente tivesse acontecido na “vida real“, Maverick só teria chance de sobreviver naquela velocidade se a ejeção do Darkstar fosse assim.
“Ejeções em alta velocidade não são bonitas. Quer dizer, muitas vezes matam o piloto. Para os aviões que são realmente rápidos, existe uma cápsula de ejeção. Toda a frente do avião ejeta ou se separa, e assim, se você teve um problema onde o jato está se esfarelando, você pode ejetar, e toda essa cápsula de escape se separa do veículo e cai sob um paraquedas. O fato de Tom Cruise de alguma forma sobreviver a esse rompimento, acho que significa que neste SR-72 DarkStar deve ter havido um pod de fuga.”, disse Hadfield.
Top Gun: Maverick foi estrelado e produzido por Tom Cruise, e se consagrou como um dos maiores sucessos da carreira do astro.
Leia mais sobre Top Gun – Maverick
Com direção de Joseph Kosinski (Oblivion), Top Gun: Maverick é a sequência do clássico Top Gun: Ases Indomáveis.
Do que se trata a história?
Após trinta anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) se torna um destemido piloto de teste, evitando um avanço no ranking. Mas, quando se encontra treinando um destacamento de graduados da Top Gun para uma missão especializada, Maverick conhece o Tenente Bradley Bradshaw (Miles Teller), filho do falecido amigo de Maverick, Nick Bradshaw, também conhecido como Goose.
Enfrentando um futuro incerto e fantasmas de seu passado, Maverick é atraído para um confronto com seus próprios medos mais profundos, culminando em uma missão que exige o sacrifício final daqueles que serão escolhidos.