Você já assistiu a um filme tão longo que deu aquela leve vontade de tirar um cochilo? Se você acha que “O Senhor dos Anéis” ou “Era Uma Vez na América” merecem uma pausa para esticar as pernas e ir ao banheiro, é porque ainda não conhece o filme mais longo do mundo.
Assisti-lo é uma verdadeira prova de resistência e, no caso, levaram muito a sério o sentido do termo “longa”. Afinal, essa obra cinematográfica é tão extensa que até mesmo o “Blade Runner” vai parecer um comercial de 30 segundos perto dela.
A história por trás do filme mais longo do mundo também é curiosa. Apesar de ser totalmente extenso, ele foi criado apenas por duas pessoas. A dupla ficou responsável pelas gravações e também edição de todo o material.
Outra curiosidade é que ambos os artistas responsáveis pela trama são da área do teatro e ex-alunos da Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo.
Imagem: Canva Pro/Reprodução
Quantas horas tem o filme mais longo do mundo?
“Logistics” é o nome do filme mais longo do mundo todo. A trama possui surpreendentes 857 horas!
Ele é parte documentário e parte projeto de arte e tem como fundo a jornada de um único pedômetro e o caminho que ele percorreu da fábrica onde foi criado até a loja onde foi vendido e comprado pelos cineastas.
Erika Magnusson e Daniel Andersson são os cineastas responsáveis por este filme, concebendo a ideia em 2008 e finalizando-o no final de 2012. No site do projeto, eles explicam o objetivo do filme:
“O trabalho é sobre tempo e consumo. Ele traz à tona o que muitas vezes é esquecido em nosso mundo digital e ostensivamente acelerado: o transporte de carga físico e lento que sustenta nossa realidade econômica.”
A dupla ainda explica a respeito da escolha que fizeram ao selecionar um objeto “despretensioso” para investigar e criar toda a história da trama.
Escolheram, de forma muito apropriada, um pedômetro e decidiram empreender uma pesquisa minuciosa para traçar a jornada desse dispositivo desde a sua origem, na fábrica onde fora produzido, até chegar à prateleira de uma loja na Suécia, onde eventualmente encontrou seu dono.
Após minuciosamente mapear esse percurso, os cineastas embarcaram em uma ousada empreitada: recriar toda a trajetória do pedômetro e capturar cada etapa em filme.
Grande parte dessa odisseia ocorreu a bordo de um imenso navio de carga, onde a história desse pequeno objeto se entrelaçou com as vastas correntes do comércio internacional. O fruto desse empenho e dedicação é o fascinante filme intitulado “Logistics”.