Desde o lançamento do ChatGPT, em dezembro do ano passado, milhões de usuários já testaram a plataforma de inteligência artificial.
Mas afinal, para que o ChatGPT serve?
Essa pergunta não é tão simples de se responder, já que a IA pode ser usada nas mais variadas situações.
Com ela é possível conversar sobre futebol, política, tirar dúvidas escolares, escrever textos, resolver problemas matemáticos, contar piadas e até receber conselhos amorosos.
Nem todas as suas respostas têm compromisso com a verdade.
É possível que ele retorne o que especialistas chamam de “alucinação” da inteligência artificial, quando é exibida uma resposta convincente, mas completamente inventada.
Ao utilizá-la, pesquise em outras fontes confiáveis para se certificar de que determinada informação é real.
Veja a seguir usos úteis da plataforma para começar seus estudos, desenvolver sua escrita e aprender novos idiomas.
1. Treinando a escrita: a capacidade que o ChatGPT tem de produzir textos coerentes, bem escritos e sem erros gramaticais pode ajudar quem tem dificuldade com o assunto.
2. Criando resumos e consultando tópicos de livros: com o ChatGPT é possível resumir uma determinada passagem da obra, fazer um resumo ou checar a ordem da narrativa
3. Treinando um novo idioma: o ChatGPT traduz textos inteiros e conversa no idioma que você escolher. Também ajuda a treinar e exercitar a sua fluência em outra língua.
4. Criando cronogramas: precisa organizar seus estudos? A plataforma consegue resumir em tópicos diferentes assuntos. Basta digitar o tema e o tempo que você tem para estudar.
5. Atendimento ao cliente: a tecnologia pode ser usada para otimizar algumas situações em empresas, como no atendimento e relacionamento com o cliente.
A empresa OpenAi, desenvolvedora do ChatGPT, diz que treinou a inteligência artificial com 300 bilhões de palavras obtidas da internet, incluindo livros, artigos, sites e postagens.
No entanto, vale lembrar que o sistema só trabalha com dados até 2021. Logo, suas respostas podem não vir atualizadas.
Além disso, o sistema também foi criado para conseguir aprender sozinho e reconhecer padrões — é o chamado sistema de aprendizado de máquina.
Com isso, conforme mais usuários vão utilizando o ChatGPT, mais ele vai aprendendo. Ou seja, suas respostas tendem a melhorar com o tempo.