A máxima Filho de peixe, peixinho é está mais uma vez presente na família de Heloisa Périssé. Filha caçula da atriz e comediante, Tontom Périssé estreia nos palcos na peça Djavanear – Um Tanto Flor, Um Tanto Mar, que está em cartaz em São Paulo. E para essa estreia não temos uma produção qualquer, mas sim um espetáculo em homenagem a Djavan, grande expoente da música popular brasileira.
Quem não conhece seus clássicos, como Assim que o dia amanheceu, lá no mar alto da paixão, dava pra ver o tempo ruir…, por exemplo? Pois a ideia do musical é justamente percorrer pelas canções de Djavan, que marcaram gerações e gerações. Idealizado, produzido e dirigido por Eduardo Barata, a peça é sequência da série de musicais não convencionais, iniciada com as recentes montagens de Admirável Sertão de Zé Ramalho e Noel Rosa: Coisa Nossa.
O espetáculo, em cartaz no Teatro Itália, celebra a obra do cantor, compositor e músico alagoano por meio de 40 músicas com as vozes e os olhares femininos das atrizes Karen Julia, Leila Maria, Mattilla e Paula Santoro, que se juntam a Tontom Périssé e se revezam no palco na dramaturgia nada óbvia, pois conta com texto também produzido através das músicas de Djavan.
Aliás, no alto de seus 17 anos de idade, Tontom fala sobre a experiência e sua história com o cantor:
– Já escutava Djavan, é difícil escolher uma música, mas acho que a minha favorita é Azul, que por sorte estou cantando no musical.
E sobre possíveis comparações entre ela e a mãe já consagrada, Tontom avisa:
– Nós somos muito diferentes. Ela faz comédia com muita facilidade, já eu não tanto. Apesar de sermos muito diferentes do jeito de atuar, eu e ela gostamos do naturalismo.
Para quem não percebeu pelos nomes do espetáculo, Leila Maria foi finalista do The Voice Mais e conta sobre o espetáculo:
– A diversidade do elenco é como um reflexo da obra do Djavan, que tem o poder de alcançar um público assim também: de diferentes origens, idades e classes sociais, diz ela, que tem o compositor muito presente em sua vida.
– No ano passado, talvez a maior consequência de eu ter chegado à final da primeira edição do programa The Voice Mais foi o convite feito pelo selo Biscoito Fino para gravar um CD. E esse disco, que se chama Ubuntu, tem só músicas do… Djavan!, afirma.
Quer mais? Conhecida do público pelos espetáculos Los Hermanos – Musical Pré-Fabricado e Funny Girl – A Garota Genial, a atriz e cantora Mattilla é responsável por alguns dos pontos altos do espetáculo, sendo um arraso na interpretação e voz:
– É uma narrativa nada convencional, portanto, desafiadora. E eu fiquei com alguns solos importantes, como Açaí. É uma letra complexa, que muita gente tem dificuldade de entender, pois sugere muitas imagens e me tira de um lugar mais confortável, mas é ótimo experimentar. Acho que estamos construindo algo muito interessante no musical, conta ela.
Além das cinco atrizes que prendem a atenção do espectador com ótima interpretação e vozes que se completam, o cenário de Natália Lana, a luz de Luís Paulo Neném e o figurino de Luiza Marcier também são personagens importantes em Djavanear.
Serviço
Djavanear – Um Tanto Flor, Um Tanto Mar
Teatro Itália Bandeirantes
De 11 a 26 de novembro
Sextas e sábados – 20h
Domingos – 16h (exceto domingo, 19 de novembro – 18h)