Mais um ano se inicia e, com ele, começamos a desenterrar memórias não muito remotas de grandes produções musicais, cinematográficas e televisivas que, volta e meia, revisitamos com nostalgia.
Há uma década e meia, o mundo fonográfico era dominado por nomes como Lady Gaga, Rihanna, St. Vincent e vários outros com incursões artísticas que caíram no gosto do público e da crítica – e que, agora, merecem ser lembradas.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando cinco grandes álbuns que completam quinze anos em 2024 para você conferir.
Veja abaixo e conte para nós qual o seu favorito:
ACTOR, St. Vincent
Lançamento: 05 de maio
St. Vincent é uma artista que sempre consegue nos deixar surpresos com qualquer trabalho que se preze a fazer – e, lançamento após lançamento, consegue eternizar a própria arte em um cosmos único e recheado de entrelinhas que se amalgamam em explosões sonoras vibrantes. Esse foi o caso de ‘Actor’, seu segundo álbum de estúdio, que foi inspirado por trilhas sonoras de filmes da Disney e do diretor Woody Allen – assistindo a longas-metragens sem o som ligado para compor o que acreditava traduzir melhor cada uma das cenas.
LUNGS, Florence and the Machine
Lançamento: 03 de julho
Se você quer se sentir velho, é só parar para pensar que o grupo inglês Florence and the Machine fazia seu début oficial no mundo da música há quinze anos. Com o lançamento de ‘Lungs’, a banda, liderada por Florence Welch, traria o indie rock de volta ao mainstream com uma sólida construção movida a referências a Kate Bush e Fiona Apple, além de contar com os singles “Dog Days Are Over”, “Rabbit Heart (Raise It Up” e “Drumming Song”.
Não deixe de assistir:
XX, The xx
Lançamento: 14 de agosto
A banda de indie pop The xx também fazia sua estreia no cenário fonográfico há uma década e meia com o lançamento do álbum ‘XX’. Ovacionado pela crítica internacional e detentor de inúmeros prêmios, o compilado de originais influenciou uma geração de artistas do gênero que incorporaram os elementos inéditos trazidos pelo grupo em seus próprios trabalhos. Além disso, o disco contou com uma das músicas mais famosas da década, “Crystalized”.
THE FAME MONSTER, Lady Gaga
Lançamento: 18 de novembro
Ninguém acreditava que Lady Gaga repetiria o sucesso de ‘The Fame’, mas ‘The Fame Monster’ conseguiu superar as expectativas de todo mundo. Aclamado pela crítica especializada, o EP de apenas oito faixas trouxe as melhores produções de Gaga, incluindo “Bad Romance”, “Telephone”, “Alejandro” e “Dance in the Dark”, além de levar para casa três gramofones dourados. O álbum, inclusive, carrega consigo um legado extenso e que até hoje é revisitado por vários artistas.
RATED R, Rihanna
Lançamento: 20 de novembro
‘Rated R’ marcou mais um divisor de águas na identidade musical da lendária Rihanna. Afastando-se das baladas up-tempo de ‘Good Girl Gone Bad’, a performer escalou nomes como Ne-Yo e The-Dream para auxiliá-la a construir uma exploração memorável de pop, hip hop, R&B e dancehall através de singles marcantes, como “Te Amo”, “Rude Boy”, “Hard”. O álbum estreou em quarto lugar na Billboard 200 e é um dos favoritos dos fãs da cantora e compositora.