O Barcelona ficou distante de uma atuação empolgante contra o modesto Barbastro, time da segunda divisão espanhola. Apesar da falta de brilho, os comandados de Xavi foram efetivos para construir sua classificação com uma vitória por 3 a 2.
Com o avanço, os Culés garantiram a presença nas oitavas de final da Copa do Rei. O próximo compromisso do Barcelona será diante do Osasuna pela semifinal da Supercopa da Espanha, na quinta-feira, às 16h.
Esforço mínimo, vantagem mínima
O Barcelona não precisou de uma forte intensidade para dominar o Barbastro no acanhado e lotado estádio Los Desportes. Os Blaugranas dominaram completamente a posse de bola e rodaram com paciência até achar os espaços.
Ainda que em velocidade reduzida, o Barça tinha facilidade para encontrar brechas na defesa adversária e criar bons momentos de finalização dentro da área. Aos dez, João Félix quase abriu o placar, mas o goleiro Fabrega defendeu com os pés.
Não demorou muito para o Barcelona abrir o placar. Aos 18, Fermín López apareceu bem dentro da área e completou passe para o fundo das redes.
Com a vantagem no placar, o Barcelona diminuiu ainda mais o ritmo da partida. Sem ímpeto para tentar emplacar uma goleada, os visitantes apenas controlaram a posse de bola, evitando as investidas dos rivais.
Classificação apertada
Assim como na etapa inicial, o Barça não precisou forçar uma pressão para balançar as redes. Logo aos seis, Raphinha apareceu por trás da marcação, aproveitou cruzamento de Héctor Fort e desviou no gol.
Era a vantagem confortável que o Barcelona buscava para se acomodar na partida. Porém, o Barbastro mostrou coragem e iniciou uma perseguição pelo gol de desconto. E ele veio. Aos 15, Adriá de Mesa finalizou bem, venceu Peña e diminuiu o placar, incendiando os seis mil torcedores presentes no estádio.
Para evitar uma pressão dos donos da casa, Xavi apostou na entrada de Vitor Roque, mas não funcionou. O Barbastro seguiu melhor em campo e perdeu boas oportunidades de igualar o placar. Conforme o tempo foi passando, o Barça acabou recuperando a posse e esfriando a reação dos mandantes. Na reta final, Lewa recebeu cruzamento e testou no braço do defensor. Penâlti. O polonês cobrou com extrema categoria e aumentou novamente a vantagem.
Apesar da classificação encaminhada, o Barbastro não desistiu do jogo e partiu novamente para o ataque, tentando mais gol. Já nos acréscimos, a resposta veio na mesma moeda. Marc Prat cobrou penalidade e premiou a valentia do Barbastro com mais um gol de desconto.