Lançado na Netflix na última quinta-feira (4), “A Sociedade da Neve” tem dado o que falar. O filme traz o relato do acidente aéreo real de 1972, numa área remota dos Andes, que deixou somente 16 de 45 tripulantes vivos. A produção explora a falta de alimento e água, bem como a exposição à condições extremas dos sobreviventes do voo 571 da Força Aérea Uruguaia.
O filme do diretor Juan Antonio Bayona foi inspirado pelo livro de mesmo nome do autor Pablo Vierci, e mostra como os 16 passageiros resistiram à queda e lutaram por suas vidas por dias no clima extremo, como a neve e o frio. Para isso, eles precisaram se alimentar de carne humana, ou seja, dos corpos dos companheiros que não resistiram ao acidente.
Como relatado na produção, viver em condições como as citadas acima podem fazer com que o corpo tenha reações inesperadas, desenvolvendo diversos sintomas. Uma das cenas mais comentadas da produção é o momento em que os sobreviventes ficam em choque quando notam que o xixi sai na cor preta.
A urina escurecida é um sintoma da rabdomiólise. A doença, considerada rara, é causada pela liberação de uma substância chamada mioglobina, que está presente nos músculos. A condição pode se desenvolver quando o corpo é submetido a excesso de exercício físico, ou a grandes traumas musculares, como os que ocorrem em acidentes de carro.
A rabdomiólise também pode acontecer com o abuso de substâncias como álcool e drogas, entre elas a heroína, o uso de medicamentos por longos períodos de tempo, a desidratação severa, lesões por choque elétrico e edemas, entre outras situações que causem a destruição das células musculares. Em novembro do ano passado, a influencer Kamila Rigobeli sofreu com a mesma doença.
No longa, os passageiros presos nos Andes são submetidos a desnutrição e desidratação severa, ocasionando a perda de potássio e de eletrólitos, resultando assim nos casos de rabdomiólise.
O especialista Gustavo Ferreira, médico nefrologista, ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da ABTO (Associação Brasileira Transplante Órgãos) explicou ao UOL que as complicações da doença são, justamente, todas ligadas à urina escura: “Em contato com os rins, essa substância liberada causa uma lesão renal. A desidratação e falta de alimentação trazem distúrbios severos que lesam o rim. Após um período muito longo sem nenhuma hidratação, o paciente terá uma insuficiência renal, levando-o ao óbito”.
Ainda de acordo com o especialista, o tratamento depende dos sintomas deixados pela condição, que podem variar entre dores e rigidez nos músculos, dificuldade de movimentação, dores nas articulações, fraqueza, cansaço generalizado, náuseas e vômitos, dor nos rins e mais. A internação é a forma mais indicada de repor os fluidos necessários e de oferecer o suporte intensivo ou não, conforme a gravidade do caso do paciente.
“A Sociedade da Neve” está disponível na Netflix. A produção mistura a verdade e a ficção para se aprofundar em uma das tragédias mais marcantes do século 20. Assista ao trailer abaixo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques