Greta & Margot,
While it can sting to win the box office but not take home the gold, your millions of fans love you.
You’re both so much more than Kenough.#HillaryBarbie
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) January 24, 2024
Ryan Gosling e America Ferrera
Indicado a Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho como Ken em Barbie, Ryan Goslinglamentou a ausência de indicações a Margot Robbiee Greta Gerwig nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Direção na 96ª edição do Oscar, que acontece em março.
“Estou extremamente honrado por ter sido indicado por meus colegas ao lado de artistas tão notáveis em um ano de tantos filmes excelentes. E nunca pensei que diria isso, mas também estou extremamente honrado e orgulhoso por retratar um boneco de plástico chamado Ken”, disse o ator em comunicado divulgado à imprensa logo após o anúncio dos indicados ao Oscar 2024 [via Variety].
+++LEIA MAIS: Com 13 indicações, Oppenheimer domina indicados ao Oscar 2024; confira a lista completa
Mas não existe Ken sem Barbie, e não existe filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por esse filme histórico e mundialmente celebrado.
“Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém no filme sem seus talentos, coragem e genialidade. Dizer que estou decepcionado por elas não terem sido indicados em suas respectivas categorias seria um eufemismo. (…) Seu trabalho deve ser reconhecido junto com os outros indicados muito merecedores”, adicionou.
Indicada à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, America Ferrera, que interpretou Gloria, confessou que ainda não conseguiu processar a conquista.
“Houve um momento em que eu não tinha certeza [se a nomeação] tinha sido inventada. E então meu telefone começou a tocar, aí imaginei que devia ter ouvido direito”, contou à Variety. “Ainda não consegui entender meus sentimentos, porque continuo na fase: ‘Não consigo nem acreditar que isso é real.'”
Ferrera ainda falou sobre a decepção de não ver Robbie e Gerwig dentre as indicações, endossando a fala de Ryan Gosling:
Fiquei incrivelmente desapontada por elas não terem sido indicadas. Greta fez quase tudo que um diretor poderia fazer para merecer isso. Criar este mundo e pegar algo que não tinha valor inerente para a maioria das pessoas e torná-lo um fenômeno global. É decepcionante não vê-la nessa lista.