Brasileiro busca o silêncio em Santo: ‘Série ruidosa’ – Zonatti Apps

Brasileiro busca o silêncio em Santo: ‘Série ruidosa’

O brasileiro Luiz Felipe Lucas divide a cena com Bruno Gagliasso e com a portuguesa Victoria Guerra na série Santo, atualmente uma das produções mais vistas da Netflix no mundo todo. Em meio a uma atração que lida com temas pesados, de crimes mortais a rituais de magia negra, o ator optou por uma abordagem diferenciada, que preza pelo silêncio. “A série já é muito ruidosa, muito barulhenta, né?”, entrega.

Em Santo, Luiz Felipe interpreta a Paulo, policial federal da linha de frente contra o narcotráfico e principal contato de Ernesto Cardona (Gagliasso) depois que ele se infiltra no cartel do bandido que dá nome à série. Acostumado a missões perigosas, o agente não é de muitas palavras –o que fez seu intérprete batalhar até encontrá-lo.

“Eu sou um cara muito alto, muito falante, muito grande em todos os sentidos. Decidi fazer o Paulo como um cara que parece andar sempre pisando em ovos, entende? Com esse personagem, eu trabalhei uma parte minha muito silenciosa. Porque ele é uma pessoa que está sempre observando, e quem observa faz menos barulho, inclusive na maneira como caminha”, explica o ator em conversa exclusiva com a Tangerina.

Ao partir da observação e do pisar em ovos, Luiz Felipe Lucas foi construindo Paulo. “Foi mais ou menos por aí que minhas descobertas para o personagem aconteceram, captei que ele precisava de silêncio. A série é muito ruidosa, muito barulhenta, né? Para tirar um pouco dessa obviedade, desse lado investigativo, eu entendi que o Paulo merecia um pouco do silêncio.”

Ele admite que um dos elementos de Santo que chamou sua atenção foi o fato de que a série, apesar de fazer parte do gênero policial, é bem diferente daquelas que estamos acostumados a ver (e produzir) no Brasil. “A série tem violência, mas de outra maneira, não tem aquela coisa do PM sendo violento, autoritário, essa pegada não me interessava muito”, lembra ele, que entrou para o elenco no meio do processo, em substituição a outra ator.

“Eu não tive muito tempo para me preparar, então fui aprendendo enquanto fazia. E, aos poucos, entendi que tinha essa beleza e essa congruência de não ser um policial que parte direto para a violência verbal, para o físico, para essa violência psicológica a que estamos acostumados, porque vimos durante muitos anos no cinema e na construção do audiovisual brasileiro”, alfineta.

O ator ainda entrega que, apesar dos temas pesados abordados em Santo, os bastidores da produção eram leves. “A equipe deu muito certo, as pessoas se davam muito bem, o Bruno e a Victoria foram incríveis… Mas havia dias e dias, claro, na Bahia eu gravei algumas cenas muito intensas, como as que envolviam a morte da Vera [Isamara Castilho].”

“Mas, como eu estava ali na Bahia já, sempre que acabava de gravar ia dar um mergulho no mar para poder reajustar minha espinha, sair da cabeça e descer um pouco para o corpo”, diz ele ao ser questionado sobre como fazia para se livrar das energias ruins. “Precisa de muita concentração e de muito sono também! Tem que dormir muito bem para encarar esse tipo de trabalho, com essa intensidade toda e com essa quantidade de ação.”

Luiz Felipe Lucas na série Santo

Luiz Felipe Lucas vive o policial Paulo na série Santo

PUBLICIDADE

Manolo Pavón/Netflix

Ponte aérea através do Atlântico para Santo

Curiosamente, o brasileiro teve de voltar ao Brasil para rodar Santo. É que ele mora em Barcelona, na Espanha –país que também recebeu a equipe da série da Netflix. E ele encarou essa “ponte aérea” através do Atlântico em plena pandemia. Aliás, Luiz Felipe Lucas deixou o Brasil justamente para fugir do coronavírus.

“Eu tinha vindo para a Europa em outubro de 2018. Fiquei um ano direto, voltei para o Brasil em novembro de 2019. Estava trabalhando com a companhia de teatro Coletivo Legítima Defesa, que a gente fundou em São Paulo. E aí veio Natal, Ano-Novo e, em março, quando a gente voltou a trabalhar, veio a pandemia. Minha mãe já estava na Espanha, minha irmã também, porque minha família fica meio que indo e vindo. Pensei: ‘Acho que é melhor eu ir também’”, lembra ele.

A viagem de volta para a Espanha foi no sufoco. “Consegui um voo para o fim do mundo, um voo muito louco que foi o único que decolou do Brasil para cá naquela semana, um voo de repatriação dos alemães, consegui entrar e vir. E aí fiquei mais um ano aqui na pandemia. Fui para o Brasil para gravar Santo, durante dois meses e meio, fiquei mais um pouco aí para resolver outras coisas, e voltei para fazer uma peça no Teatro Nacional daqui. Vou para onde os projetos me levam”, resume o ator.

Com o sucesso de Santo, novos convites para trabalhar no Brasil devem pipocar. E Luiz Felipe Lucas está mais do que preparado para recebê-los. “Depois de quatro anos na Espanha, alguma coisa está me dizendo que eu preciso passar um tempo mais longo no meu país. É muito legal estar aqui, tem várias oportunidades legais, mas eu sinto falta do Brasil. Poder fazer outros trabalhos, encarar desafios como Santo, novos universos, buscar coisas boas, interessantes. Tenho muita vontade de estar aí com vocês agora”, confessa.

A primeira temporada de Santo está disponível completa na Netflix. Confira o trailer da produção:

Bruno Gagliasso em cena de Santo

Trailer de Santo

Bruno Gagliasso na série da Netflix

Deixe um comentário