Inteligência artificial é avanço mais importante da tecnologia em décadas, diz Bill Gates – Zonatti Apps

Inteligência artificial é avanço mais importante da tecnologia em décadas, diz Bill Gates



Gates, no entanto, afirma que o desenvolvimento da tecnologia de IA necessita de uma abordagem direcionada: ‘As forças do mercado não produzirão naturalmente produtos e serviços de IA que ajudem os mais pobres’. Bill Gates disse que mudanças fundamentais ocorrerão por meio da inteligência artificial
Getty Images via BBC
Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, diz que o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) é o avanço tecnológico mais importante em décadas.
Em postagem no seu blog na última terça-feira (22/3), ele chamou de fundamental a atual fase e equiparou os recentes avanços à criação do microprocessador, do PC, da internet e do telefone celular.
“Isso mudará a maneira como as pessoas trabalham, aprendem, viajam, obtêm assistência médica e se comunicam umas com as outras”, disse ele.
Ele fez uma análise do impacto gerado pela tecnologia empregada por ferramentas como o chatbot ChatGPT.
Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é programado para responder a perguntas online usando uma linguagem que soe o mais próximo à de um humano.
Em janeiro último, a empresa recebeu um aporte multibilionário da Microsoft — onde Gates ainda atua como consultor.
Mas não é o único chatbot com inteligência artificial disponível. O Google liberou para testes nos últimos dias o programa rival Bard.
A companhia alertou que o Bard teria “limitações”, como compartilhar informações erradas e mostrar certos tipos de viés.
Estreia do ChatGPT já é considerado um capítulo importante da inteligência artificial
Getty Images via BBC
4 diferenças entre o ChatGPT e o Bard, chatbot de inteligência artificial do Google
Gates disse que mantém contato com a OpenAI, a equipe por trás da inteligência artificial que alimenta o chatbot ChatGPT, desde 2016.
Em seu blog, o empresário afirmou que desafiou em 2022 uma equipe da OpenAI a treinar um programa de IA que pudesse ser aprovado em um exame de biologia que é usado para admissão em universidades americanas (o Advanced Placement).
Foi imposta a regra de que a máquina não poderia ser especificamente treinada para responder questões só de biologia.
Alguns meses depois, os resultados foram revelados: uma pontuação quase perfeita, disse Gates, errando apenas uma questão em 50.
Depois, o fundador da Microsoft conta que pediu à IA para escrever uma mensagem a um pai que está com um filho doente.
“Foi escrita uma mensagem sensível, provavelmente melhor do que a maioria de nós na sala poderia ter criado”, disse Gates.
“Eu entendi que tinha acabado de ver o avanço mais importante na tecnologia desde a interface gráfica do utilizador [GUI, na sigla em inglês].”
Uma GUI permite que uma pessoa interaja com imagens e ícones na tela em vez de um display apenas com texto e figuras e que também requer comandos digitados.
Seu desenvolvimento culminou nos sistemas operacionais Windows e Mac OS na década de 1980 e continua sendo uma parte fundamental dos computadores.
E Gates acredita que a tecnologia de inteligência artificial levará a avanços semelhantes.
O futuro da IAGates, que atualmente é copresidente da instituição de caridade Bill & Melinda Gates Foundation, pediu que haja um trabalho conjunto entre governos e empresas para “limitar os riscos” da inteligência artificial. Mas afirmou que a tecnologia pode ser usada para salvar vidas.
“As melhorias impulsionadas pela IA serão especialmente importantes para os países pobres, onde ocorre a grande maioria das mortes de crianças menores de 5 anos”, escreveu ele.
“Muitas pessoas nesses países nunca conseguem consultar um médico. A inteligência artificial ajudará profissionais de saúde que atuam nessas comunidades a serem mais produtivos”, considera Gates.
Segundo ele, alguns exemplos estão na conclusão de tarefas repetitivas, como pedidos de acionamento de seguro, documentação e anotações.
Mas, para que isso aconteça, Gates diz que o desenvolvimento da tecnologia de IA necessita de uma abordagem direcionada.
“As forças do mercado não produzirão naturalmente produtos e serviços de IA que ajudem os mais pobres”, afirmou.
“O mais provável é que ocorra o contrário.”
Para Gates, “com financiamento confiável e políticas corretas, governos e a filantropia podem garantir que as IAs sejam usadas de forma a reduzir a desigualdade.”
“Assim como o mundo precisa das pessoas mais brilhantes focadas em seus maiores problemas, precisaremos direcionar as melhores IAs do mundo nesses maiores problemas.”
– Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqqz6w6nzr1o
LEIA TAMBÉM:
Veja 10 profissões em alta para trabalhar com ChatGPT
GPT-4: OpenAI lança versão mais avançada de modelo que serve de base para o ChatGPT
LLaMA: Meta anuncia ‘rival’ do ChatGPT para pesquisadores de inteligência artificial
ChatGPT: como usar o robô no dia a dia

PUBLICIDADE

Deixe um comentário