Segundo o “Omelete”, a Academia do Grammy aprovou a adição de três novas categorias para a premiação musical a partir de 2024. Essas categorias incluem Melhor Performance de Música Africana, Melhor Gravação Pop Dance e Melhor Álbum de Jazz Alternativo.
A adição da categoria de Melhor Performance de Música Africana reflete como artistas africanos, como Burna Boy e Wizkid, juntamente com o surgimento do gênero Afrobeats, se tornaram estrelas globais de sucesso nas paradas e nos serviços de streaming. A nova categoria reconhece gravações que utilizam expressões locais únicas de todo o continente africano, incluindo subgêneros como Afrobeats, Afro-fusion, Afro pop, Bongo Flava, Ethio jazz, Kizomba, High Life, Fuji, Ndombolo, Mapouka, Ghanaian drill, Afro-house e hip-hop sul-africano.
Anteriormente, canções africanas dominavam as indicações na categoria de Melhor Performance de Música Global, que foi lançada em 2022. O novo prêmio em homenagem à música africana poderá dar a músicas globais de outros gêneros, como música latina, K-pop e música árabe, uma chance maior de receber indicações para Melhor Performance de Música Global.
Clipe de “Calm Down“, que catapultou Rema para fama mundial (Reprodução/YouTube)
A premiação de Melhor Gravação Pop Dance foi estabelecida para diferenciar as canções de artistas como Beyoncé e Britney Spears dos trabalhos de nomes da música eletrônica, como Skrillex e The Chemical Brothers. Anteriormente, todos competiam na categoria de Melhor Gravação Dance/Eletrônica.
A nova categoria também dará aos artistas pop que não se aventuram em outros gêneros como R&B, rap, rock ou country, a chance de receber mais indicações no prêmio. Os artistas pop geralmente são restritos a categorias como Melhor Álbum Vocal Pop, Melhor Performance Solo de Pop, Melhor Performance em Dupla/Grupo de Pop e as quatro principais categorias, incluindo Álbum, Canção e Gravação do Ano – se receberem votos suficientes para competir nas principais premiações.
É por isso que artistas como Beyoncé, Lizzo e Kendrick Lamar geralmente recebem o maior número de indicações no Grammy, porque podem concorrer em múltiplos gêneros, em comparação com artistas como Adele, Harry Styles e Dua Lipa.
Recentemente, Beyoncé e Kendrick Lamar colaboraram em um remix de “AMERICA HAS A PROBLEM” (Reprodução/YouTube)
Por fim, a categoria de Melhor Álbum de Jazz Alternativo visa reconhecer os trabalhos que misturam o jazz com outros gêneros musicais, como R&B, hip-hop, música clássica, improvisação contemporânea, música experimental, rap, música eletrônica/dance e/ou poesia falada.
Outras mudanças no Grammy incluem a transferência de duas categorias: Produtor do Ano (não clássico) e Compositor do Ano (não clássico) para o campo geral, que inclui Álbum, Canção e Gravação do Ano, juntamente com Melhor Artista Revelação. Os votantes do Grammy têm limitações nas categorias em que podem votar, mas todos os votantes agora poderão votar no campo geral, o que significa que todos poderão votar para Produtor do Ano (não clássico) e Compositor do Ano (não clássico).
“Essas mudanças refletem nosso compromisso em ouvir e responder às opiniões da nossa comunidade musical, representar com precisão uma ampla variedade de gêneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o cenário musical em constante evolução”, disse Harvey Mason Jr., CEO da academia, em comunicado.
E continuou: “Ao introduzir essas três novas categorias, podemos reconhecer e apreciar uma gama mais ampla de artistas. E a transferência das categorias Produtor do Ano e Compositor do Ano para o Campo Geral garante que todos os nossos votantes possam participar no reconhecimento da excelência nesses campos. Estamos empolgados em homenagear e celebrar os criadores e as gravações nessas categorias, ao mesmo tempo em que expomos uma variedade maior de música para fãs de todo o mundo.”
A academia se reúne anualmente para revisar propostas de novos prêmios e votar em mudanças nos prêmios existentes. As músicas e álbuns lançados entre 1º de outubro de 2022 e 15 de setembro de 2023 serão elegíveis para indicações no show de 2024. Os indicados serão anunciados em novembro.
Taylor Swift apresenta “All Too Well: The Short Film”, vencedor do Grammy 2023 de melhor videoclipe (Reprodução/YouTube)
Confira os vencedores do Grammy 2023, que ocorreu em fevereiro:
Gravação do Ano: Lizzo – “About Damn Time”;
Álbum do Ano: Harry Styles – “Harry’s House”;
Canção do Ano: Bonnie Raitt – “Just Like That”;
Artista Revelação: Samara Joy;
Melhor Performance Solo de Pop: Adele – “Easy on Me”;
Melhor Performance em Dupla/Grupo de Pop: Sam Smith & Kim Petras – “Unholy”;
Melhor Álbum de Pop Tradicional: Michael Bublé – “Higher”;
Melhor Álbum de Pop: Harry Styles – “Harry’s House”;
Melhor Gravação de Dance/Música Eletrônica: Beyoncé – “Break My Soul”;
Melhor Álbum de Dance/Música Eletrônica: Beyoncé – “Renaissance”;
Melhor Canção de Rock: Brandi Carlile – “Broken Horses”;
Melhor Álbum de Rock: Ozzy Osbourne – “Patient Number 9”;
Melhor Canção de Música Alternativa: Wet Leg – “Chaise Lounge”;
Melhor Álbum de Música Alternativa: Wet Leg – “Wet Leg”;
Melhor Canção de R&B: Beyoncé – “Cuff It”;
Melhor Álbum de R&B: Robert Glasper – “Black Radio III”;
Melhor Canção de Country: Cody Johnson – “Til You Can’t”;
Melhor Álbum de Country: Willie Nelson – “A Beautiful Time”;
Melhor Canção de Rap: Kendrick Lamar – “The Heart Part 5”;
Melhor Álbum de Rap: Kendrick Lamar – “Mr. Morale & the Big Steppers”;
Melhor Álbum de Pop Latino: Rubén Blades & Boca Livre – “Pasieros”;
Melhor Álbum de Música Urbana: Bad Bunny – “Un Verano Sin Ti”;
Melhor Álbum de Rock Latino ou Alternativo: Rosalía – “Motomami”;
Melhor Álbum de Folk: Madison Cunningham – “Revealer”;
Melhor Álbum de Reggae: Kabaka Pyramid – “The Kalling”;
Melhor Gravação Remixada: Lizzo – “About Damn Time (Purple Disco Machine Remix)”;
Melhor Álbum de Áudio Imersivo: Stewart Copeland & Ricky Kej – “Divine Tides”;
Melhor Videoclipe: Taylor Swift – “All Too Well: The Short Film”;
Melhor Filme Musical: Various Artists – “Jazz Fest: A New Orleans Story”.
A origem do Grammy
A história do Grammy remonta a 1957, quando sete empresários da indústria musical receberam uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Eles reconheceram a necessidade de um prêmio que honrasse a música de qualidade, independentemente das vendas comerciais.
Foto destaque: Adele, vencedora de Melhor Performance Solo de Pop por “Easy on Me“, posa na sala de imprensa no 65º Grammy Awards. Reprodução/The Press Democrat/Jae C. Hong.