Hyuna, uma das maiores solistas de k-pop, tem uma longa trajetória na indústria musical. Dona de hits como Roll Deep e Red, é conhecida ainda por ter feito parte de diversos grupos e sub-units diferentes, obtendo grande sucesso em todos os seus projetos.
A diva é, ainda, uma das responsáveis por ajudar a mudar a visão dos fãs quanto à vida amorosa de idols, dada a repercussão de seu namoro com Dawn, ex-integrante do Pentagon, e a forma negativa como a antiga empresa dos artistas lidou com a situação.
Relembre, abaixo, um pouco da trajetória de HyunA e os seus principais feitos no k-pop!
HyunA: tudo sobre a estrela do k-pop
Kim HyunA nasceu em 06 de junho de 1992 em Seul, na Coreia do Sul, e é conhecida como uma das artistas mais bem-sucedidas da indústria do k-pop, história que começa no ano de 2006 na JYP Entertainment.
Debut no Wonder Girls
Em 2006 HyunA foi anunciada como a rapper principal do Wonder Girls, novo grupo feminino da JYP Entertainment que teve sua estreia oficial em fevereiro de 2007 com o mini álbum The Wonder Begins.
HyunA participou ativamente das promoções do disco na televisão, bem como das duas temporadas do programa de variedades MTV Wonder Girls.
No entanto, ela deixou o grupo em julho do mesmo ano, devido à preocupação de seus pais com suas condições físicas, conforme a artista sofria de gastroenterite crônica e desmaios constantes.
Recomeço no 4Minute
Após passar alguns meses se recuperando, Hyuna entrou para a Cube Entertainment como trainee em 2008. E, em maio do ano seguinte, foi anunciada como integrante do girl group 4Minute, que teve sua estreia com o single Hot Issue em junho de 2009.
O 4Minute foi um dos grupos femininos de maior popularidade da segunda geração do k-pop. Conhecido por seu girl power ímpar, o grupo conta com uma discografia de sucessos, com músicas como Crazy e Hate, que marcaram sua carreira na Coreia e no mercado internacional.
O girlgroup chegou a se apresentar em diversos países como Japão, Tailândia e Estados Unidos, incluindo até mesmo um show de k-pop no Brasil como parte da line up do United Cube Concert em 2011.
O disband do 4Minute foi anunciado em 2016, com o fim do contrato de sete anos do grupo com a Cube Entertainment. Na época, HyunA foi a única membro a renovar seu contrato com a agência, mantendo então sua carreira solo sob o mesmo selo até o ano de 2018.
Lançamentos solo da HyunA
HyunA teve seu debut solo em 2010, com o lançamento do single Change, que alcançou altas posições nas principais paradas da música coreana.
A carreira de HyunA como cantora solo continuou mesmo enquanto ela ainda estava no 4Minute, conciliando as atividades do grupo com seus projetos individuais. Nesse período, lançou músicas como Bubble Pop!, Ice Cream, Red e Because I’m the Best.
Em 2012 Hyuna também colaborou com o rapper PSY. Após aparecer no clipe de Gangnam Style, hit viral do astro coreano, a diva do k-pop também gravou uma versão feminina do sucesso, Oppa Is Just My Style.
Seu contrato com a Cube Entertainment chegou ao fim em 2018, mas HyunA continuou seu trabalho como solista na P Nation, por onde lançou singles como Flower Shower, I’m Not Cool e Nabillera.
Trouble Maker
Além de feats com artistas como Hwasa (Mamamoo), Ilhoon (BTOB) e a cantora solo G.NA, HyunA também integrou algumas sub-units ao longo de sua carreira.
A primeira delas foi o Trouble Maker, formada em parceria com o idol Hyunseung, seu colega de empresa e então membro do grupo BEAST. A dupla teve uma carreira curta, com apenas dois EPs, Trouble Maker e Now, lançados entre 2011 e 2013.
O duo pode ter tido poucas atividades, mas sua passagem no k-pop foi marcada por toda a sensualidade que os artistas entregavam em performances que driblavam a censura da indústria, como quando chocaram a todos com um beijo ao vivo no palco do MAMA 2013.
Triple H
Após o disband do 4Minute, HyunA integrou uma nova sub-unit com outros artistas da Cube Entertainment. Triple H, formado pela diva ao lado de Hui e E’Dawn, integrantes do PENTAGON, teve sua estreia em 2017 com a música 365 Fresh, e retornaram aos palcos no ano seguinte, com a faixa Retro Future.
No entanto, em agosto de 2018, foi revelado que Hyuna e E’Dawn eram idols que estavam namorando. Como os relacionamentos eram proibidos na agência, os dois artistas tiveram seus contratos encerrados com a Cube Entertainment.
Repercussão positiva do namoro com Dawn
Fãs de k-pop, em especial o público internacional, não gostaram da atitude da empresa, e a expulsão dos idols ficou conhecida como uma das grandes polêmicas do k-pop naquele ano, repercutindo a forma como a vida pessoal dos idols é tratada pelas empresas e pelos fãs.
Em janeiro de 2019, foi revelado que PSY havia contratado HyunA e Dawn como artistas de sua nova empresa, a P Nation.
Eles permaneceram na casa até 2022 e, durante todo esse período, realizaram lançamentos como solistas, participaram dos álbuns um do outro e até mesmo lançaram uma dupla, promovendo a música Ping Pong nos programas musicais semanais.
O término do namoro com Dawn
Em 30 de novembro do mesmo ano, HyunA anunciou em seu Instagram que Dawn e ela terminaram seu relacionamento de seis anos, mas que continuaram amigos.
Em diversas entrevistas posteriores, Dawn disse que ainda sente muito carinho pela HyunA, e diversas vezes a mídia reportou que eles teriam reatado, mas nada foi confirmado pelos artistas.
Até hoje HyunA e Dawn são creditados por sua coragem ao acreditar no amor e lutar contra as regras da indústria, mesmo que isso significasse colocar suas carreiras em risco.
Eles podem ter terminado, mas o legado que deixaram na indústria segue de pé, colaborando positivamente para que o namoro entre idols deixe de ser um tabu no k-pop.
As lendas do k-pop
E agora que você já sabe tudo sobre a HyunA, ex-integrante de grupos de k-pop como Wonder Girls e 4Minute, que tal aproveitar para conhecer mais artistas que marcaram a segunda geração do k-pop?