Não é novidade para ninguém que o YouTube é um site extremamente útil para o nosso dia a dia. Com ele, é possível ouvir música, assistir a tutoriais, aprender receitas e até fazer cursos gratuitos que são comumente disponibilizados por lá. Uma pesquisa divulgada pelo próprio site no evento Brandcast foi além e mostrou que 7 em cada 10 brasileiros consomem mais conteúdo pela plataforma do que em outros lugares.
Durante a ocasião, representantes do YouTube comunicaram que a plataforma possui o objetivo de ampliar cada vez mais o acesso ao site. Isso se deve ao fato de que ela está se tornando um fenômeno cultural abrangente, o que tem redefinido a maneira como as pessoas consomem as mais variadas informações e tipos de conteúdo.
Site tem impactos positivos
Um dos motivos para o YouTube ser tão popular hoje no Brasil é o fato de ser multitelas. Atualmente, a plataforma conta com 120 milhões de usuários mensais e está se tornando cada vez mais fragmentada no cenário de mídia. Ou seja, enquanto antes as pessoas utilizavam o site apenas pelo computador, atualmente é cada vez mais comum o uso de outros dispositivos, como a TV conectada, que atrai 76 milhões de pessoas, correspondendo a 57% dos usuários.
Outro ponto de destaque é que o YouTube tem proporcionado uma importante contribuição para o PIB brasileiro. Ao todo, a plataforma injeta R$4,5 bilhões na economia. Esse montante se dá, principalmente, por meio de criadores de conteúdo e profissionais que acabam gerando postos de emprego com seus canais. Ao todo, mais de 140 mil pessoas são empregadas neste formato de serviço.
Dados apontam a relevância da plataforma
Outros dados divulgados no evento mostram que, atualmente, o YouTube é a principal plataforma onde a geração X passa seu tempo, superando inclusive o TikTok e o Instagram. Além disso, 86% das pessoas que consomem conteúdo no site concordam que, de fato, a plataforma é a sua preferida.
De acordo com a análise, pelo menos 59% dos lares brasileiros possuem uma TV conectada ao YouTube. O site representa ainda 57% do consumo de streaming nas TVs. Os dados também indicam que 78% das pessoas assistem ao YouTube em mais de um dispositivo.
Um fato curioso é que os adultos de 18 a 24 anos assistem mais ao YouTube em uma semana normal do que às cinco principais emissoras de TV aberta. A geração Z utiliza a plataforma para se aprofundar naquilo que ama. Além disso, 85% dos usuários afirmam amar o YouTube porque ele oferece todos os tipos de vídeo: longos, curtos, podcasts, transmissões e etc.
Por fim, 80% dos usuários acreditam que o YouTube está se reinventando como uma plataforma de diversos tipos de conteúdo, inclusive o esportivo. Por isso, 72% das pessoas já utilizam a plataforma para assistir ao vivo o seu esporte favorito. Estima-se que 80% das pessoas concordam que o YouTube ajuda a transformar esportes em estilos de vida.
E aí, como tem sido o seu consumo de conteúdos no YouTube?