Especialistas em cibersegurança, que trabalham na empresa Doctor Web, descobriram mais de 10 aplicativos infectados de adware que estão sendo comercializados dentro da Google Play Store.
Esse tipo de aplicativo é considerado malicioso, porque ele é capaz de rodar anúncios intrusivos e ocultos sem que o usuário perceba. Em determinados casos, eles chegam a executar essa ação mesmo com a tela do celular desligada.
Os adwares são considerados preocupantes por uma série de motivos, mas principalmente por consumir a bateria dos aparelhos de maneira excessiva. Se o desempenho do seu dispositivo está comprometido, o motivo pode ser esse.
Milhões de downloads
O relatório apresentado pela Doctor Web informa que esses aplicativos já somam mais de 2 milhões de instalações na loja do Google. E para piorar, eles estão associados a famílias de malwares, como: “Fakeapp”, “Joker” e “HiddenAds”.
Dentre os aplicativos identificados, quatro de “HiddenAds” estavam disfarçados de jogos. São eles: Agent Shooter (500 mil downloads), Super Skibydi Killer (1 milhão), Rubber Punch 3D (500 mil) e Rainbow Stretch (50 mil).
Segundo os analistas, esses casos, especificamente, agem logo após a instalação. Eles exibem anúncios em segundo plano através do navegador e, com isso, os responsáveis conseguem gerar receita ao reproduzir as publicidades.
Sites fraudulentos
Existem, ainda, os de categoria “FakeApp” que direcionam os usuários para sites de investimento que são fraudulentos.
Para se ter ideia, de acordo com os pesquisadores, alguns dos aplicativos enviavam os usuários para sites de cassino online, situação que viola as políticas da própria Google Play.
A lista inclui os seguintes exemplos:
- Eternal Maze (50 mil downloads);
- Stellar Secrets (10 mil);
- Fire Fruits (10 mil);
- Jungle Jewels (10 mil);
- Enchanted Elixir (10 mil);
Cowboy’s Frontier (10 mil).
Já os aplicativos da família “Joker” se caracterizam por inscrever os usuários em serviços premium, após acessar dados de contatos e mensagens de texto da vítima. São eles: Love Emoji Messenger (50 mil downloads) e Papel de parede de beleza HD (1 mil).
Removidos?
A informação divulgada, após a descoberta, foi de que a Google Play Store removeu todos os aplicativos citados. Caso você tenha instalado algum deles, porém, fique atento, pois é possível que os códigos maliciosos ainda continuam agindo no seu celular.
A recomendação é verificar de imediato, usar um antivírus confiável ou recorrer ao Play Protect do Google para identificar aplicativos suspeitos. Ele é uma ferramenta de segurança que descobre softwares maliciosos no dispositivo.