Atenção internautas! O Google iniciará hoje (1º) a exclusão automática das contas inativas do Gmail. A medida, anunciada em maio deste ano, atinge todos os serviços relacionados ao Google, como Drive, Fotos, Meet, Agenda, Gmail, entre outros. Serão deletadas aquelas contas que estão inativas há pelo menos dois anos.
Veja também: Google lança ferramenta que permite criar a roupa dos sonhos; veja como
No entanto, apenas as contas pessoais serão atingidas pela decisão da empresa. No caso dos perfis empresariais e estudantis, a exclusão está descartada. Também ficarão de fora da medida as contas pessoais que possuem pelo menos um vídeo descarregado no YouTube ou contas Gmail que sejam utilizadas para assinaturas de serviços e plataformas.
A medida se dá por uma mudança nas políticas do Google em relação às contas inativas. Segundo o Google, os donos das contas em questão estão sendo avisados sobre a exclusão durante todo o segundo semestre. Os avisos foram avisados para as próprias contas e para os contatos de recuperação.
Como manter minha conta do Google?
Conforme anunciado pelo Google, a limpeza está relacionada à segurança das contas. Os perfis inativos podem ser invadidos por cibercriminosos, visto que grande parte das contas não possuem as autenticações de segurança ativadas. Além disso, a mudança segue também as legislações internacionais que obrigam as empresas de tecnologia a apagar dados após um certo período de inatividade do usuário.
Para aqueles que não querem perder suas contas e os conteúdos guardados nelas, o Google listou uma série de atividades que podem ser realizadas por esses usuários que manterão as contas no ar. São elas:
- Ler e enviar e-mails;
- Baixar aplicativos na Google Play Store;
- Assistir vídeos no YouTube com a conta logada;
- Manter a conta Google conectada em um dispositivo Android ativo;
- Usar o login Google em aplicativos de terceiros.
Por fim, quem não quiser manter a conta ativa, poderá baixar todos os dados em um arquivo de backup. Segundo o Google, os e-mails das contas apagadas não serão liberados para outros cadastros devido a questões de segurança do conteúdo em questão.