A briga pelo título do Brasileirão é apenas uma miragem para Atlético Mineiro e Flamengo, mas há muito mais em disputa na 38ª rodada. Alheios à festa do Palmeiras, oito clubes ainda têm metas a serem cumpridas no derradeiro jogo do torneio.
Na disputa para o topo, o Palmeiras ainda não é campeão matemático, mas não há no Galo e no Rubro-Negro nenhum tipo de esperança no discurso. O motivo é simples: conquistar o troféu não é uma meta realista. É preciso tirar, no caso do time mineiro, uma diferença de oito gols para igualar o saldo alviverde. A conta é de 16 para o Fla. Isso, claro, se o time de Abel Ferreira perder para o Cruzeiro.
Isso não quer dizer que Atlético e Flamengo cumpram tabela. Há ainda uma vaga na Libertadores por confirmar.
Quem briga por classificação direta para a Libertadores?
No caso de Galo e Fla (ambos com 66 pontos), a vaga na fase de grupos da Libertadores de 2024 é quase certa, embora não tanto como o título do Palmeiras. Além da dupla, Grêmio (65) e Botafogo (64) brigam pelas três vagas que restam no G4. O Palmeiras se juntou a São Paulo, campeão da Copa do Brasil, e Fluminense, campeão da Libertadores, entre os já classificados.
Para os mineiros, é preciso vencer o Bahia para não depender de ninguém. Ainda assim, apenas uma combinação de resultados tiraria o Galo do G4. Em caso de empate, Flamengo, Grêmio e Botafogo teriam de vencer seus jogos. Só assim para a equipe de Felipão ficar de fora dos grupos da Libertadores.
Para o Flamengo, a situação é parecida, embora com saldo de gols pior que o do Galo. A vitória sobre o São Paulo garante a classificação. Em caso de empate, restará torcer contra Grêmio e Botafogo.
Em quarto, o Grêmio também depende apenas de si, em embate difícil com o Fluminense no Maracanã. Caso não vença, terá de torcer contra o Botafogo. O Alvinegro, por sinal, pode terminar na pré-Libertadores, depois de ter sido considerado, por longa data, como “virtual campeão”.
Dupla na briga pela Sul-Americana
As vagas na Sul-Americana são curiosas no caso do Brasileirão. Apenas dois times, entre os que se mantêm na elite, não vão para o torneio. Do 7º ao 14º, todos estão classificados, com exceção, claro, de Fluminense e São Paulo, já na Libertadores. Athletico Paranaense, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians estão garantidos no torneio continental. A última vaga fica entre Cruzeiro e Santos.
A Raposa (46), depois de ter se livrado matematicamente da chance de rebaixamento, precisa de apenas um empate para chegar na Sul-Americana, que seria um grande prêmio para o time recém-promovido. O problema é que terá de o fazer logo contra o Palmeiras.
No caso do Santos (43), vencer é fundamental. Além do fator casa a seu favor, o Peixe recebe o Fortaleza, que apenas cumpre tabela.
Trio ainda tenta escapar do rebaixamento
O Santos, por sinal, não está ainda totalmente livre do rebaixamento. E vencer é a única forma de o fazer sem ficar atento aos resultados de Vasco e Bahia, rivais e principais candidatos a cair.
O Vasco (42) joga em casa na última rodada, contra o Red Bull Bragantino, que não tem maiores aspirações. Assim como o Santos, vencer é a única forma de afastar completamente a chance de Z4.
A situação é mais dura para o Bahia. Além de encarar o Atlético Mineiro, com chance ainda matemáticas de título, o Esquadrão pode cair mesmo com vitória. Tem de torcer contra Santos e Vasco.