Jogar ‘Super Mario Odyssey’ pode reduzir a depressão em até 50% – Zonatti Apps

Jogar ‘Super Mario Odyssey’ pode reduzir a depressão em até 50%

Super Mario Odyssey, lançado em 2017 para o Nintendo Switch, pode reduzir depressão de seus jogadores em até 50%. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Psychiatry, em 24 de agosto, e viralizou recentemente nas redes sociais.

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Na pesquisa, os especialistas estudaram 46 pacientes diagnosticados com depressão, que usualmente não jogadores no tempo livre, e os dividiram em três grupos aleatórios:

  • O primeiro jogava Super Mario Odyssey;
  • O segundo grupo usava o treinamento cognitivo CogPack (por computador);
  • O terceiro recebia tratamentos convencionais.

A equipe afirmou que, no grupo dos jogos, os participantes tiveram níveis maiores de motivação para treinamento das funções cognitivas.

O objetivo do estudo era investigar se uma intervenção de seis semanas com jogos de videogame resultaria em melhoras no humor deprimido, motivação de treinamento e funções de memória visuo-espacial em indivíduos com transtorno depressivo maior.

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Os resultados revelaram que a porcentagem de participantes com altos níveis de sintomas depressivos diminuiu mais no grupo que jogou Super Mario Odyssey. Seu número caiu quase pela metade.

Os decréscimos nos outros grupos haviam sido menores e insuficientes para excluir a possibilidade de que fossem pelas variações aleatórias nas respostas, em vez de efeitos do tratamento.

Motivo de Super Mario Odyssey reduzir a depressão

Conforme o artigo, os pesquisadores usaram Super Mario Odyssey porque o jogo “exige que os participantes naveguem em ambientes 3D, usando processos que dependem do hipocampo”.

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O hipocampo é uma formação pequena e curva no cérebro, que está envolvido na formação de novas memórias e é responsável pela regulação das emoções, da motivação e da atividade hormonal.

“Assim, os jogos com ambientes 3D potencialmente influenciam o desempenho intermediado pelo hipocampo em tarefas de memória, especificamente memória visuoespacial”, informa a publicação.

Confira a íntegra do resultado:

“Além de um treinamento cognitivo autônomo, as descobertas atuais sugerem que os treinamentos cognitivos, usando um videogame, têm potencial para aumentar o bem-estar subjetivo, mostrar níveis mais elevados de motivação de treinamento e levar a melhorias nas funções de memória visuoespacial (de trabalho) no TDM. No entanto, dada a natureza mista e não cega deste estudo, os resultados devem ser interpretados com cautela. Mais pesquisas com amostras maiores e medidas de acompanhamento são necessárias”.

Super Mario Odyssey ficou na 2ª colocação como “Jogo do Ano”, na premiação The Game Awards, considerada o “Oscar” dos games.

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