dedos podem revelar sinais de doença mental – Zonatti Apps

dedos podem revelar sinais de doença mental

O tamanho dos dedos da mão, algo que raramente associamos à saúde mental, tornou-se o foco de um estudo inovador, realizado por pesquisadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

A pesquisa, publicada na revista Nature Communications, analisou mais de 1.500 adultos, revelando descobertas surpreendentes sobre a relação entre o tamanho dos dedos e transtornos mentais.

O que o tamanho dos dedos mostra?

Os resultados destacam que pessoas com dedos indicadores mais curtos em relação ao dedo médio apresentam um maior risco de desenvolver transtornos de ansiedade, depressão e psicose.

O estudo utilizou a técnica do índice de dimorfismo sexual dos dedos (2D:4D), uma medida do desenvolvimento hormonal fetal.

Tal técnica mostrou que, em geral, homens possuem dedos indicadores mais curtos, indicando maior exposição a níveis elevados de testosterona no útero.

Estudo revela associações intrigantes entre o comprimento dos dedos e o risco de transtornos mentais – Imagem: Universidade de Swansea/Reprodução

Os pesquisadores acreditam que os níveis elevados de testosterona durante o desenvolvimento fetal têm papel crucial, pois afetam o desenvolvimento do cérebro e aumentam o risco de transtornos mentais.

O professor John Manning, autor principal do estudo, ressalta que o 2D:4D pode ser um indicador precoce de risco de transtornos mentais, oferecendo uma possível ferramenta para identificação prévia.

Outras associações descobertas

Além disso, o estudo revelou que pessoas com dedos anelares mais curtos em relação ao dedo médio demonstraram maior propensão a desenvolver transtornos de personalidade.

Os pesquisadores sugerem que tais associações podem ser explicadas por fatores genéticos ou ambientais, como exposição a situações de risco na infância.

Os resultados deste estudo pioneiro são cruciais, pois sugerem que o tamanho dos dedos pode servir como um indicador precoce de risco de transtornos mentais.

Tal descoberta oferece uma oportunidade valiosa para os médicos identificarem pessoas em maior risco e proporcionarem tratamento precoce.

O estudo representa um passo significativo no entendimento dos traços patológicos da mente humana e abre portas para novas abordagens no diagnóstico e intervenção prévia para transtornos mentais.

Deixe um comentário