Stephen Gillett, Richard Cole e Alex Lawes adicionam um pouco de “Molho Ingls” para oGol. A coluna dedicada ao futebol ingls – seja no cenrio de clubes ou seleo. Do “Dog and Duck” a Wembley, de Gazza a Wazza, o Playmaker pretende trazer-lhe novos ngulos sobre as histrias que importam.
O Arsenal pode ser apenas o terceiro na lista de favoritos para vencer o título da Premier League, mas todos os sinais indicam um final de temporada muito melhor para a equipe de Mikel Arteta do que o de 2022/23.
Os Gunners surpreenderam como intrusos na briga pelo título na temporada passada, mas não conseguiram acompanhar o ritmo da máquina vencedora e imponente que é o Manchester City. De acordo com as casas de apostas, são os campeões reinantes que os favoritos para vencer a liga mais uma vez, com o Liverpool em segundo lugar.
O Arsenal é, talvez injustamente, o terceiro favorito. Algo que nem mesmo a ótima sequência de resultados, que incluiu algumas vitórias expressivas nas últimas semanas, conseguiu mudar.
Os primeiros sinais de que a equipe de Mikel Arteta iria sucumbir na temporada passada apareceram em fevereiro, com derrotas dolorosas para o Everton no Goodison Park e em casa para o City. Após breve recuperação, o Arsenal venceu apenas três de seus últimos nove jogos em 2022/23, permitindo que a equipe de Pep Guardiola conquistasse o primeiro de três troféus.
Para ser mais tolerante com o Arsenal, esta foi a primeira vez que o clube realmente lutou pelo título desde os tempos de Arsène Wenger. É compreensível que os nervos sejam afetados sob forte pressão, especialmente para um elenco relativamente inexperiente.
A equipe de Arteta certamente aprendeu com isso. Neste momento, parece estar em melhor forma do que nunca – especialmente no ataque.
Os Gunners têm mostrado toda sua força ofensiva na Premier League, com incríveis 26 gols em seus últimos seis jogos. Marcaram quatro ou mais gols em cinco ocasiões em 2024.
De fato, o Arsenal tem o melhor ataque da liga no total (70 gols em 28 jogos) e, com o goleiro David Raya protegido por jogadores como Gabriel, William Saliba e Ben White (que acabou de assinar um novo contrato até 2028), eles também têm a melhor defesa, tendo sofrido apenas 24 gols – dois a menos que o Liverpool e quatro a menos que o City.
Em termos de forma física, o planejamento também parece correr bem. Takehiro Tomiyasu, Jurrien Timber e Gabriel Martinelli estão próximos de retornar, o que significa que o Arsenal pode ter o elenco completo nessa reta final. Os rivais do City também têm tido sorte nesse aspecto, enquanto Jürgen Klopp ficará verde de inveja considerando os desfalques por lesões.
O elenco do Arsenal agora também pode desfrutar de um certo descanso. Após uma longa batalha pela Liga dos Campeões contra o Porto, decidida nos pênaltis, o time não entra em campo neste fim de semana devido ao adiamento do jogo contra o Chelsea, que disputará as quartas de final da FA Cup contra o Leicester City. Para os atletas que não representam seleções (incluindo Ben White, que recusou sua convocação para a Inglaterra), serão 19 dias sem jogo.
Enquanto o Arsenal pode relaxar neste fim de semana, os rivais na disputa pelo título, Liverpool, têm que enfrentar o Manchester United na Copa, enquanto o City recebe o Newcastle em sua tentativa de defender o troféu.
Todas as três equipes voltarão a ação após a pausa internacional (esperançosamente sem mais lesões) e jogarão em 31 de março. Qual jogo está marcado para o dia 31 para o Arsenal? Apenas a visita ao Etihad Stadium!
Em abril passado, o jogo terminou 4 a 1 para a equipe de Pep Guardiola e a pressão sobre aquele time do Arsenal foi imensa. Mas este ano, com uma equipe faminta por gols, nova e melhorada, eles podem simplesmente dar o próximo passo e finalmente chegar lá.
Texto de Richard Cole