Com apenas um classificado, Copa do Nordeste promete última rodada eletrizante :: ogol.com.br – Zonatti Apps

Com apenas um classificado, Copa do Nordeste promete última rodada eletrizante :: ogol.com.br

A animada fase de grupos da Copa do Nordeste chega ao fim nesta quarta-feira, 26, com promessa de jogos eletrizantes, com a maioria dos clubes dos dois grupos ainda com chances de se classificarem para as quartas de final. Das oito vaga disponíveis para a próxima fase, sete estão em aberto. Apenas o Bahia já garantiu sua classificação. Os duelos acontecerão simultaneamente, às 21h30, com cobertura em oGol. 

No Grupo A, o Sport lidera com 14 pontos e está praticamente garantido na próxima fase, apesar de ainda poder ser alcançado por Vitória e Maranhão, que estão fora do G4. Para o Leão ficar de fora das quartas de final, todos os adversários abaixo dele precisam vencer. Claro, ainda há em jogo a liderança e o direito de ser mandante no jogo único das quartas. 

O Sport terá pela frente, em casa, o Juazeirense, que está mais do que vivo na briga por uma vaga no Grupo B, com 6 pontos, podendo até mesmo acabar na segunda posição a depender da combinação de resultados.

No Grupo A, o G4 é fechado por CRB, Ceará e Botafogo-PB, todos com 12 pontos e separados pelos critérios de desempate. Todas essas equipes jogam em casa. 

O CRB tem pela frente o Altos, terceiro colocado do Grupo B e que precisa pontuar para se garantir nas quartas. O Ceará recebe o Itabaiana, já eliminado, e tem tudo para confirmar sua vaga. Já o Botafogo-PB tem pela frente o Bahia, dono da melhor campanha geral com 18 pontos. Só que para ‘sorte’ do Belo, o Tricolor vai a campo com a equipe sub-20. 

A decisão do Bahia de colocar uma equipe sub-20 tem gerado uma repercussão interessante, com uma suposta intenção de prejudicar o Vitória, já que o Leão é o quinto colocado do Grupo A, precisa vencer o Treze (que ainda tem chance de se classificar no Grupo B) e torcer por algum tropeço (derrota ou empate) de CRB, Ceará ou do próprio Botafogo-PB. Um empate pode classificar o Rubro-Negro em caso de derrota de algum dos adversários diretos. 

Ainda no Grupo A, Maranhão e River, com 11 e 10 pontos, respectivamente, ainda tem chances de vaga, mas precisam vencer Fortaleza e ABC (virtualmente eliminado) e torcer por uma grande combinação de resultados. 

A situação mais surpreendente dessa Copa do Nordeste é a do Fortaleza, que somou apenas 8 pontos em sete jogos, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. O Leão é até o segundo colocado do Grupo B, mas pode ficar de fora se não vencer.

A rodada ainda terá o Náutico, que está dentro do G4 do Grupo B, visitando o América-RN, que já está eliminado. O Timbu precisa vencer para ter certeza da classificação, mas empate e até derrota podem bastar a depender dos outros resultados. 

Cenário

Esse cenário instável, com uma rodada final insana, é fruto do regulamento da Copa do Nordeste que prevê os duelos entre os grupos. Com isso, o desequilíbrio neste ano foi grande, com os oito times do Grupo A conquistando 90 pontos contra 60 do Grupo B. Desses pontos do Grupo B, 18 foram apenas do Bahia, dono da melhor campanha geral. 

Em resumo, o Grupo A conta com quatro vagas em aberto, com Sport já classificado e apenas o América-RN eliminado. CRB, Ceará e Botafogo-PB dependem apenas de si, enquanto Vitória, Maranhão e River tentam o algo a mais. No Grupo B, o Bahia está classificado, Fortaleza, Altos e Náutico dependem apenas de si, enquanto Juazeirense, Treze e (até o) ABC buscam uma retomada. O Itabaiana está eliminado. 

Nas quartas de final, o confronto acontecerá contra as equipes que estavam no seu grupo, em jogo único na casa do melhor colocado. Os confrontos serão de 1º x 4º e 2º x 3º. Os confrontos estão marcados para o dia 10 de abril. 

Deixe um comentário