Em podcast com Denis Villeneuve, Steven Spielberg exaltou narrativa e construção de mundo feitas em Duna 2, lançado em 29 de fevereiro de 2024
Não apenas sucesso entre crítica especializada e público, Duna 2 também conquistou a atenção de cineastas renomados de Hollywood, como Steven Spielberg, que opinou como a produção é “um dos filmes de ficção científica mais brilhantes que já vi.”
Dirigido por Denis Villeneuve, o longa conta com atores como Timothée Chalamet (Paul Atreides), Austin Butler (Feyd-Rautha), Zendaya (Chani), Florence Pugh (Irulan Corrino), Léa Seydoux (Margot Fenring), Rebecca Ferguson (Jessica Atreides), Christopher Walken (Shadam Corrino IV), Stellan Skarsgård (Barão Vladimir Harkonnen), Javier Bardem (Stilgar), Josh Brolin (Gurney Halleck), entre outros. Leia a sinopse abaixo:
Paul Atreides se une a Chani e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, ele deve evitar um futuro terrível que só ele pode prever.
+++LEIA MAIS: Ator da Marvel lamenta ter sido cortado de Duna 2: ‘De coração partido’
Durante participação no podcast The Director’s Cut, Spielberg falou diretamente com Villeneuve sobre a visão dele sobre o segundo filme da adaptação dos livros de Frank Herbert. “É uma honra para mim sentar aqui e conversar com você,” disse.
“Deixe-me começar dizendo que existem cineastas que são construtores de mundos. Não é uma lista longa e sabemos quem são muitos deles. Começando com [Georges] Méliès, [Walt] Disney, [Stanley] Kubrick e George Lucas,” continuou. O diretor ainda citou Peter Jackson, Christopher Nolan, Ridley Scott e Guillermo del Toro.
A lista continua, mas não é tão longa, e acredito profunda e fervorosamente que você é um dos membros mais novos.
+++LEIA MAIS: Duna 2: Quais atores inspiraram Austin Butler para Feyd-Rautha?
Esta é uma história de amor ao deserto, mas para um filme que ama o deserto, há um grande desejo por água neste filme,” opinou Spielberg sobre Duna 2. “Apesar de toda a areia que você tem neste filme, é realmente sobre água. As águas sagradas que anseiam por prados verdes e pela água azul da vida. Você filma o deserto para parecer um oceano, um mar. Os vermes da areia eram como serpentes marinhas. E aquela cena surfando nos vermes da areia é uma das melhores coisas que já vi. Sempre! Mas você fez o deserto parecer um líquido. Você fez um dos filmes de ficção científica mais brilhantes que já vi.”
Por fim, Denis Villeneuve aproveitou para agradecer ao lendário cineasta pelos elogios ao filme: “Steven, você sabe que é meu mestre, e isso é um grande elogio vindo de você, então agradeço.”
+++LEIA MAIS: Os Farofeiros 2 supera Duna nas bilheterias pela segunda semana consecutiva