Por pouco! Na disputa da chave de simples do Challenger de Florianópolis, o pernambucano João Lucas Reis sofreu a virada do francês na final e terminou com o vice-campeonato do torneio. No entanto, mesmo com a derrota na decisão, o tenista brasileiro irá subir 39 colocações no ranking da ATP e entrará no top-280.
“Fico feliz não apenas por chegar na final, mas por toda a competição. Esta foi uma semana muito especial para eu virar uma chave na cabeça e entender como posso jogar o meu melhor tênis”, analisou João. “Para os jogadores brasileiros é muito importante ter competições desse nível em território nacional. Temos muitos brasileiros entre os 250 da ATP e os Challengers nos ajudam muito a furar a bolha e subir de nível”, completou o pernambucano.
Sobre o confronto
Em jogo de mais de duas horas de duração, João foi superado por Enzo Couacaud, que venceu o confronto pelo placar de 2 a 1 (3/6, 6/4 e 7/6 [7/1]). Com um início forte, o brasileiro conseguiu uma quebra logo no quarto game e encaminhou sua vitória na parcial confirmando os três serviços seguintes. Depois, a disputa permaneceu igual durante todo o tempo. No fim do segundo set, o francês acertou as devoluções e anotou um break para empatar a decisão.
Já na terceira parcial, João Lucas Reis abriu o duelo com uma quebra e colocou 2 a 0 de frente no marcador. Porém, seu rival devolveu na mesma moeda no sexto game e o confronto seguiu até o tie-break. Na etapa decisiva, o que se viu foi um passeio de Enzo Couacaud, que confirmou seu título com um 7 a 1 na parcial. Na última semana, o tenista europeu havia chegado na final do Challenger de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, onde perdeu para o paraguaio Adolfo Daniel Vallejo.
Subida expressiva no ranking da ATP
Na semifinal, João Reis conquistou a maior vitória da sua carreira ao vencer o argentino Camilo Carabelli, atual 106º do mundo, por 2 a 0. Em Florianópolis, o atleta pernambucano chegou na sua terceira final de um torneio Challenger, repetindo o que fez em Coquimbo, no ano passado, e em Ambato, no ano de 2022. Agora, com a ótima campanha, João subirá 39 colocações no ranking de simples da ATP e ocupará o 280º lugar. Ele segue tendo a 259ª posição como melhor resultado na vida, obtido em maio de 2023.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis