O festival de Cannes, um dos mais importantes da indústria, começou na última terça, 14, e traz lançamentos de Coppola e uma prequela de Mad Max
Um dos mais importantes eventos da indústria cinematográfica começou nesta semana. O Festival de Cannes apresenta em cada edição alguns dos maiores lançamentos do ano. Em 2024, por exemplo, temos um novo filme de Francis Ford Coppola, uma prequela do universo de Mad Max e Sebastian Stan interpretando ninguém menos que Donald Trump. Nossos parceiros da Rolling Stone EUA separaram os títulos mais interessantes em uma lista. Veja abaixo:
Anora, de Sean S. Baker
O filme mostra a história de César, interpretado por Adam Driver, um arquiteto visionário que quer reconstruir Nova Iorque como utopia depois que um desastre destrói a cidade. Ele luta contra o prefeito, papel de Giancarlo Esposito e se apaixona pela filha dele, Julia (Nathalie Emmanuel).
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The Apprentice, de Ali Abbasi
A história do jovem Donald Trump, papel de Sebastian Stan, na cidade de Nova Iorque entre as décadas de 1970 e 1980, tentando erguer um novo império de negócios imobiliários, além de sua relação com o advogado Roy Cohn, interpretado por Jeremy Strong.
The Balconettes, de Noémie Merlant
Noémie Merlant — conhecida por Retrato de uma Jovem em Chamas (2019), Tár (2022) — estrela, dirige e ainda foi a responsável pelo roteiro (em parceria com Céline Sciamma) desta comédia sobre um trio de mulheres — interpretadas por ela, Sanda Codreneau, e Soheila Yacoub — que começam a interferir na vida de seus vizinhos durante uma enorme onda de calor. Então eles levam as coisas longe demais e, de repente, o que começou como uma forma de aliviar o tédio se torna, segundo notas da imprensa, “um caso sangrento”.
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Bird, de Andrea Arnold
Se você viu o trabalho da cineasta britânica Andrea Arnold, sabe que ela tem um talento especial para encontrar pungência em vidas difíceis e momentos de ternura nas circunstâncias mais difíceis da maioridade. Seu filme mais recente parece estar dentro de seu ponto ideal: uma menina de 12 anos (Nykia Adams) mora em Kent com seu pai (Barry Keoghan) e seu irmão (Jason Buda). Um estranho misterioso ( Franz Rogowski) logo entra em cena.
Emilia Perez, de Jacques Audiard
Uma advogada (Zoe Saldana), uma traficante de cartéis que deseja “se tornar a mulher que ele já sonhou ser” e Selena Gomez. Também é um musical. Estamos prontos para isso.
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Furiosa: A Mad Max Saga, de George Miller
Mad Max: Estrada da Fúria teve uma grande exibição de gala fora de competição em Cannes (um dia antes de ser lançado) em 2015, então não é surpresa que George Miller estreasse sua prequela — que nos conta a origem história de Furiosa — no festival. Anya Taylor-Joy calça as botas surradas e empoeiradas de Charlize Theron para interpretar uma versão mais jovem da anti-heroína pós-apocalíptica. Também acompanham o passeio: Chris Hemsworth, interpretando um personagem com o nome de Dementus; Tom Burke como o guerreiro mais durão da cidade; e uma tonelada de dublês arriscando suas vidas em nome do caos da tela analógica e arriscada.
The Invasion, de Sergei Loznitsa
O cineasta ucraniano Sergi Loznitsa narra há anos a guerra civil em curso do seu país com a Rússia, em filmes como Maidan (2014) e Donbass (2018). Seu último documentário mostra a vida atual da nação durante a guerra, diante de bombardeios, combates no terreno e dificuldades constantes. Sem fazer rodeios — os seus filmes nunca fazem — mas, desta vez, ele disse que queria manter o foco na resiliência da população face à campanha agressiva de Putin contra ela.
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It’s Not Me (C’est Pas Moi), de Leos Carax
Confie em um cineasta como Leos Carax para fazer um autorretrato e depois chamar o resultado de “não sou eu”. Em outras palavras: clássico Carax! O gênio enfant-terrível- slash-excêntrico reinante do cinema francês inventou filme de 40 minutos de auto ficção experimental, escalando seu colaborador de longa data e homólogo de tela Denis Levant para interpretar o diretor.
Kinds of Kindness, de Yorgos Lanthimos
A continuação de Yorgos Lanthimos para Pobres Criaturas (2023) deveria ter saído logo após aquele rolo compressor indicado ao Oscar. Graças a Deus, tivemos a chance de recuperar o fôlego antes que sua próxima rodada de absurdo perturbador nos atingisse e provavelmente nos deixasse cambaleando. É um tríptico de histórias que apresenta um elenco incrível — incluindo Emma Stone, Willem Dafoe, Jesse Plemons, Margaret Qualley, Hong Chau, Joe Alwyn, Hunter Schafer e Mamadou Athie — muitos dos quais desempenham papéis diferentes em todos os três capítulos. “Gentileza” é sempre um termo relativo no universo de Lanthimos, então considere a inclusão dessa palavra no título com um grão de sal do tamanho de uma pedra.)
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Megalopolis, de Francis Ford Coppola
Há quase 40 anos que Francis Ford Coppola persegue uma história construída em torno do conceito de utopias, visionários e da ascensão e queda de impérios. Agora, o mestre finalmente capturou sua baleia branca e transformou um sonho em realidade. As primeiras palavras sobre o épico de Coppola apresentando Adam Driver, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Giancarlo Esposito, Laurence Fishburne, Dustin Hoffman, Jon Voight, Chloe Fineman, Kathryn Hunter e membros da família Coppola Talia Shire e Jason Schwartzman têm causado sentimentos divididos, para dizer o mínimo — as respostas variam de “obra-prima” a “cara, o que foi isso?!” Mas não há filme que estejamos mais ansiosos para ver em Cannes deste ano do que esta história de artistas versus políticos, e o fato de Coppola estar estreando este trabalho tardio no mesmo festival que deu a Apocalypse Now (1979)seu filme inaugural, “em andamento”. ”A reverência parece um momento de círculo completo. Bom ou ruim, sem dúvida será inesquecível.
Oh Canada, de Paul Schrader
Em seu mais novo filme, Paul Schrader aborda o trabalho do romancista Russell Banks, o mesmo autor que lhe deu o material de origem para Affliction, de 1997. Um escritor (Richard Gere) decide fazer as pazes com seu passado como americano que se mudou para o Grande Norte Branco para evitar ser convocado durante a Guerra do Vietnã. Sua decisão de contar tudo não agrada seus amigos e entes queridos, entretanto. Uma Thurman, Michael Imperioli e o atual cara do momento, Jacob Elordi, estrelam a produção.
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Parthenope, de Paolo Sorrentino
O novo filme de Paolo Sorrentino apresenta um personagem que compartilha o nome desta figura lendária, mas, segundo o próprio diretor, “não é sereia nem mito”. Em vez disso, ela é uma espécie de guia turístico da carta de amor de Sorrentino à região em que ele cresceu, e que provavelmente conterá sua mistura exclusiva de surrealidade, romantismo com R maiúsculo e seu talento para floreios cinematográficos gloriosamente exagerados. Você pode amar ou odiar o trabalho do homem, mas nunca fica entediado com ele, e um novo filme deste grande cineasta italiano é sempre um grande negócio.
Rumours, de Guy Maddin
O enredo desta fábula onírica (co-dirigida pelos colaboradores de longa data de Maddin, Evan e Galen Johnson, e produzida por Ari Aster) é que um grupo de líderes mundiais se reuniu para a cimeira anual do G7. Então, na noite anterior à apresentação, todos se perdem na floresta e quem sabe o que acontece a seguir. Cate Blanchett, Alicia Vikander, Denis Ménochet, Nikki Amuka-Bird e Charles Dance estão entre os que estão presos neste pesadelo.
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The Shrouds, de David Cronenberg
Quando David Cronenberg estava promovendo Crimes do Futuro após sua estreia em Cannes em 2022, ele mencionou um projeto que havia imaginado como uma série para a Netflix, antes de o serviço de streaming o repassar. O diretor canadense disse que espera transformá-lo em longa em breve. O medo era que se tornasse apenas mais um trabalho hipotético sem um lar ou um santo padroeiro, mas o homem cumpriu sua palavra — e agora temos outro thriller perturbador e assustador sobre um homem (Vincent Cassel) que é tentando franquear cemitérios tecnologicamente avançados em todo o mundo.
September Says, de Ariane Labed
A atriz franco-grega Ariane Labed faz sua estreia na direção com esta história sobre duas irmãs, September (Pascale Kann) e July (Mia Tharia), que viajam com a mãe para passar férias na Irlanda. Exceto que o vínculo entre esses dois irmãos tem se desgastado ultimamente, e ir para o exterior juntos mais ou menos elevou suas tensões latentes ao máximo.
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