Bilionário disse que ministro do STF está agindo com fins políticos. Moraes determinou que acesso à rede social seja interrompido no Brasil em até 24 horas. Elon Musk e Alexandre de Moraes
Reuters
O bilionário Elon Musk se manifestou no X após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar nesta sexta-feira (30) a suspensão da plataforma no Brasil em até 24 horas.
“A liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos”, afirmou.
Ele também reclamou do que chama de “ataques à liberdade de expressão” e disse que episódios como este continuarão se Kamala Harris for eleita presidente dos Estados Unidos.
O perfil do X na rede social também se manifestou após a ordem de Morais: “Poder para o povo no Brasil e em qualquer outro lugar”.
Elon Musk critica Alexandre de Moraes após ministro do STF ordenar suspensão do X no Brasil
Reprodução/X
Moraes determinou a suspensão do X após a empresa não cumprir a ordem do ministro de nomear um novo representante legal no país. A ordem foi enviada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que repassou a determinação para as operadoras cumprirem a medida em até 24 horas.
A ordem também prevê multa de R$ 50 mil para quem usar subterfúgios como VPNs para contornar suspensão da plataforma.
Em um primeiro momento, Moraes deu prazo de 5 dias para empresas como Apple e Google deixarem de oferecer o aplicativo do X e apps de VPNs em suas lojas online. Esta medida foi suspensa horas depois.
Musk tem usado sua rede social para fazer críticas a Moraes, ao qual comparou com vilões de filmes. “O tirano Alexandre [de Moraes] é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho”, escreveu.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a atitude do bilionário de descumprir decisões da Justiça brasileira e disse que o fato de ter dinheiro não coloca Musk acima das leis.
“Não é porque o cara tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar. Esse cidadão é um cidadão americano, ele não é um cidadão do mundo. Ele não pode ficar ofendendo os presidentes, ofendendo os deputados, ofendendo Senado, ofendendo a Câmara, ofendendo a Suprema Corte”, disse Lula.
O X também é investigado na União Europeia, que analisa se a rede social adotou medidas efetivas para combater a desinformação e aumentar a transparência, com base na Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês).
LEIA TAMBÉM:
Entenda a escalada de tensão entre Musk e Moraes, que pode derrubar o X no Brasil
Elon Musk compara Moraes a vilões de Star Wars e Harry Potter
O que o X alegou sobre decisão de fechar escritório no Brasil
Elon Musk, o X, e Alexandre de Moraes