Entenda como prever o melhor momento para se investir em Bolsa no Brasil – 11/09/2022 – De Grão em Grão – Zonatti Apps

Entenda como prever o melhor momento para se investir em Bolsa no Brasil – 11/09/2022 – De Grão em Grão

Acertar o melhor momento para se investir no mercado de ações é um assunto intensamente pesquisado. Investidores mais experientes sabem que acertar o tempo de mercado, ou market timing em inglês, é extremamente difícil em qualquer lugar do mundo. Entretanto, no Brasil, há um fator que explica muito bem quando você deve elevar seu investimento em bolsa e qualquer investidor tem acesso.

Existem quatro fatores que explicam o valor de qualquer ativo: crescimento das receitas, evolução das margens, necessidade de investimentos e taxa de juros.

Para entender como os preços de mercado devem evoluir, os analistas de mercado criam cenários para cada um destes fatores.

Assim, quanto maior o crescimento das receitas e margens, maior deve ser o preço de um ativo. Logo, a bolsa tende a subir se há crescimento econômico.

Entretanto, sabemos que prever crescimento econômico não é tarefa fácil. Adicionalmente, o preço de um ativo só subiria se o crescimento não fosse acompanhado de uma piora dos outros fatores.

Prever evolução de margens e necessidade de investimento é algo muito mais difícil, pois depende da análise do ambiente competitivo, de novas tecnologias e regulação.

Portanto, tentar prever o mercado com estas variáveis é algo complexo para o investidor comum.

Nenhum fator isoladamente é sempre efetivo na previsão da direção do mercado acionário, no entanto, há um que consegue ser mais simples de se acompanhar e com maior taxa de acerto.

Acho que você já entendeu sobre qual fator me refiro, pois só sobrou um.

O melhor e mais acessível fator para prever a direção de mercado é a direção da taxa de juros. Antes de eu explicar, veja na figura abaixo como essa relação é muito forte pelas últimas duas décadas.

O gráfico acima apresenta na linha laranja o retorno do Ibovespa nos 12 meses seguintes. Assim, cada ponto representa qual foi o retorno do Ibovespa nos 12 meses posteriores à data em que o ponto se encontra.

A linha azul no gráfico representa a direção da taxa Selic. Perceba, que a escala para este dado está invertida no lado direito do gráfico. Assim, quando os juros sobem, a bolsa tende a cair, e quando os juros caem, a bolsa tende a subir. Como a escala é invertida, quando a linha azul está caindo, significa juros subindo e vice versa.

PUBLICIDADE

A direção da Selic é calculada no gráfico simplesmente pela subtração da taxa Selic dos 12 meses seguintes, pela Selic dos 12 meses anteriores. Portanto, é muito simples e acessível para qualquer investidor.

Para avaliar o valor justo de um ativo, os analistas calculam os fluxos de caixa da empresa a valor presente. A taxa de juro é o elemento que desconta os fluxos de caixa para o valor presente. Portanto, quanto maior a taxa de juros, menor é o preço.

Agora você já sabe qual o fator mais simples de se acompanhar e como fazer este acompanhamento.

Portanto, o melhor momento para se elevar a exposição em bolsa é depois que o Banco Central interrompe o ciclo de alta de taxas de juros. Em geral, algum tempo depois de uma interrupção dos juros, estes são reduzidos pela autoridade monetária.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) ocorrerá em 21 de setembro. Ainda há a possibilidade de um novo aumento de juros nesta reunião. Vamos acompanhar de perto, pois esta pode ser uma oportunidade.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor

(Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe os posts do Instagram.)

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas que gostariam de ver comentadas aqui, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Deixe um comentário