PEC da Transição, orçamento secreto, PIB do 3º tri e EUA: as notícias que movimentam o dia (1) – Zonatti Apps

PEC da Transição, orçamento secreto, PIB do 3º tri e EUA: as notícias que movimentam o dia (1)

Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e presidente eleito Lula (PT) – Crédito: Ricardo Stuckert

Fique por dentro das principais notícias que movimentam os negócios no Brasil e no exterior nesta quinta-feira (1):

Brasil

Bolsonaro suspende orçamento secreto após acordo entre Lira e Lula, destaca O Estado de S.Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender o pagamento das emendas do orçamento secreto após seus aliados no Congresso Nacional fecharem alianças com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou o jornalista Daniel Weterman, para o jornal O Estado de S.Paulo.

A ordem no Palácio do Planalto era não pagar mais nada neste ano.

Na prática, a medida deixa o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sem capacidade de honrar os acordos feitos para bancar sua reeleição ao comando da Casa.

Além disso, empurra para Lula o ônus de manter o esquema do toma lá, dá cá que condenou na campanha e liberar as verbas a partir de janeiro de 2023, se não quiser azedar sua relação com o Poder Legislativo.

Jair Bolsonaro mandou suspender o pagamento do orçamento secreto no mesmo dia em que Lula se reuniu com Lira e com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal, separadamente. Para tanto, argumentou que faltam recursos para outras áreas, com os sucessivos bloqueios que o governo precisou fazer para cumprir o teto de gastos, regra que atrela o crescimento das despesas à inflação.

Bolsonaro assinou duas medidas para efetivar a decisão: primeiramente, enviou uma proposta ao Congresso Nacional para secar a fonte do orçamento secreto ao remanejar as verbas para outras áreas. Depois, editou um decreto que autoriza a equipe do governo a fazer os cancelamentos em uma área e acrescentar em outra, explica o jornal.

(O Estado de S.Paulo)

Lula e Joe Biden – Favorito para assumir o Ministério da Fazenda, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) afirmou na quarta-feira (30) que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar com o presidente dos EUA, Joe Biden, antes de sua posse.

(O Estado de S.Paulo)

Arcabouço fiscal novo somado à reforma tributária – Em outra frente, Fernando Haddad destacou que o futuro governo deve encaminhar uma proposta para um novo arcabouço fiscal no ano que vem, com a aprovação de uma reforma tributária.

Haddad explicou que não existe tempo para essa discussão nesse momento, junto com a PEC da Transição, mas que a Proposta de Emenda à Constituição daria tempo ao novo governo para fazer essa discussão.

Conversas com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco – Fernando Haddad afirmou que as reuniões do presidente eleito com os presidentes do Poder Legislativo foram boas e que o clima dos encontros foi construtivo.

Anúncio de ministérios – A Reuters destacou que Lula não deve anunciar nomes para ministérios nesta semana, e, assim, o futuro mandatário concentra suas energias nas negociações em torno da PEC da Transição.

A equipe de transição do governo Lula quer aprovar a PEC para garantir recursos para o pagamento do Bolsa Família de R$ 600 no próximo ano, além de R$ 150 por crianças até sete anos nas famílias beneficiadas pelo programa, e uma recomposição em áreas do Orçamento-Geral da União de 2023.

A PEC da Transição vai ampliar a dívida pública do país ao liberar novos gastos sem indicar fonte de custeio e tem como ponto crítico a falta de indicação de como o déficit nas contas será equacionado nos próximos anos, apontou a Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara, em relatório produzido para subsidiar parlamentares que analisarão a proposta.

Reações golpistas – Na quarta-feira (30), a deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP), da base de Jair Bolsonaro, gravou um vídeo em que incitou generais do Exército a não reconhecerem o futuro governo Lula (PT).

Defesa e Forças Armadas – Na tentativa de vencer as resistências no setor, o ex-senador Aloízio Mercadante (PT-SP) afirmou que o futuro presidente já modelou o desenho das Forças Armadas e deve anunciar novos comandantes e o ministro da Defesa em breve.

O PT acionou o Supremo Tribunal Federal com pedido para que o primeiro sargento Ronaldo Ribeiro Travassos, que integra o Gabinete de Segurança Institucional seja investigado por ameaças ao presidente eleito.

STF – O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira (1) o julgamento da “revisão da vida toda” do INSS. O direito, se concedido, possibilita ao aposentado usar toda a sua vida contributiva para o cálculo de benefício, e não apenas os salários após julho de 1994.

PUBLICIDADE

A regra pode beneficiar pessoas que tinham média salarial maior antes dessa data. Segundo a União, o impacto da revisão seria bilionário. 

(CNN)

Indicadores Econômicos

IPC-S – A FGV divulga o IPC-S semanal às 8:00

PIB – O IBGE divulga números do PIB do 3º trimestre às 9:00.

Sistema de Contas Nacionais Trimestrais – O IBGE divulga dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais às 9:00.

Indústria da transformação – Às 10:00, serão públicas as informações sobre o mês de novembro do Índice PMI S&P Global da indústria de transformação.

Balança comercial mensal – A Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, divulga a balança comercial referente a novembro às 15:00.

EUA

Nos EUA, serão informados índices de gastos pessoais e rendimento pessoal referentes ao mês de outubro, às 10:30. Simultaneamente, serão divulgados números semanais de pedidos de seguro-desemprego.

Ao meio-dia, informam dados do Índice ISM da indústria de transformação referentes a novembro.

Na véspera (30), Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), discursou.

Ele preparou analistas e agentes do mercado financeiro para um aumento de 50 pontos-base na reunião de política monetária do Fed em dezembro, e disse que faz sentido “moderar” os aumentos das taxas à medida que o Fed se aproxima de seu pico estimado nas taxas de juros de referência.

“Faz sentido moderar o ritmo de nossos aumentos de juros à medida que nos aproximamos do nível de contenção, que será suficiente para reduzir a inflação”, disse Powell, em um discurso na Brookings Institution, em Washington.

“O momento de moderar o ritmo dos aumentos das taxas pode chegar logo na reunião de dezembro”, sinalizou.

(Yahoo! Finance)

Meia hora depois do pronunciamento do presidente da autoridade monetária, o Livro Bege foi divulgado. O documento apontou que atividade econômica norte-americana ficou estável ou ligeiramente acima desde último relatório, abaixo do ritmo modesto de crescimento do período anterior, destacou o site InfoMoney.

Europa

Alemanha – Investidores repercutem o PMI S&P Global da indústria de transformação de novembro.

Reino Unido – Investidores repercutem o PMI S&P Global da indústria de transformação de novembro.

Zona do Euro – Investidores repercutem o PMI S&P Global da indústria de transformação de novembro e a taxa de desemprego referente ao mês de outubro na região.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Deixe um comentário