Por muitas décadas, as animações foram consideradas um gênero voltado exclusivamente para o público infantil, graças ao trabalho de estúdios como Disney e Hanna-Barbera. No entanto, produções com tramas mais maduras estão ganhando espaço no streaming, em plataformas como Netflix e HBO Max. Essas séries investem em tramas que abordam temas existenciais, fantasiosos ou puramente cômicos, como em Rick and Morty e Arcane.
Nesta lista, você pode conferir as séries animadas para adultos mais relevantes e que estão em evidência. Aqui estão os trabalhos com resposta positiva do público e da crítica, a participação de atores famosos na dublagem e em quais plataformas você pode maratonar essas séries.
1. Rick and Morty (2013 – presente)
As aventuras interdimensionais (e existenciais) do cientista niilista Rick Sanchez e seu neto Morty Smith se tornaram um fenômeno moderno de ficção científica e estão disponíveis na HBO Max. Em cada episódio, Morty e sua família (os pais Jerry e Betty e a irmã Summer) tentam manter o juízo sobre as peculiaridades de Rick e suas aventuras absurdas, que incluem desde alienígenas tirânicos até versões vilãs alternativas dos protagonistas.
Os criadores Justin Roiland e Dan Harmon infundiram Rick e Morty com viagens interplanetárias e multiversais, bem como referências à filosofia e à cultura pop. A série Adult Swim está atualmente no meio de sua 6ª temporada e está programada para retornar em novembro. O título tem 9,2 no IMDb, 87 no Metacritic e 95% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes.
2. Big Mouth (2017 – presente)
A puberdade, que pode ser um drama na vida de alguns jovens, vira comédia em Big Mouth, série disponível na Netflix dos criadores Andrew Goldberg, Nick Kroll, Mark Levin e Jennifer Flackett. No programa, um grupo de alunos da sétima série tenta lidar com as alegrias e as vergonhas da descoberta da sexualidade. Para piorar, os adolescentes contam com a ajuda de monstros hormonais que, ao invés de ajudar, trazem mais confusão para suas vidas.
Para manter seu humor absurdo, a série conta com momentos surreais e cenas musicais inusitadas. Sem falar na dublagem, que conta com os comediantes veteranos Maya Rudolph, Fred Armisen e Jordan Peele. A sexta temporada de Big Mouth está programada para estrear em 28 de outubro deste ano, e a série tem 7,9 no IMDb, 80 no Metacritic e 99% de aprovação no Rotten Tomatoes.
3. Arlequina (2019 – presente)
Depois de se destacar no cinema graças à franquia Esquadrão Suicida, a personagem de Harley Quinn chega à televisão desta vez em versão animada. A série que leva seu nome traz a vilã da DC (dublada por Kailey Cuoco, Penny de The Big Bang Theory) na companhia da vilã Poison Ivy e seus capangas Clay Man, King Shark, Dr. Psycho e Frank, uma planta carnívora cultivada por Ivy.
A trama segue uma linha politicamente incorreta e isso vale para todos os outros vilões e heróis do universo DC (como Batman e o Coringa). A série é produzida por Justin Halpern, Patrick Schumacker e Dean Lorey (Kailey Cuoco também é uma das produtoras). A série, que foi renovada para uma quarta temporada na HBO Max, tem nota 8,5 no IMDb, 88 no Metacritic e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.
4. Love Death and Robots (2019 – presente)
Ao contrário das outras séries desta lista, Love, Death & Robots consiste em uma compilação de curtas-metragens com histórias criadas por diferentes equipes de animação e direção – um design semelhante aos quadrinhos americanos de ficção científica Heavy Metal. Os episódios estão disponíveis na Netflix e têm duração média de 13 minutos, com tramas em cenários pós-apocalípticos, distópicos ou futuristas.
A série é obra do cineasta Tim Miller (Deadpool), um dos produtores é o diretor David Fincher (Clube da Luta e A Rede Social). A antologia já foi homenageada em eventos como o Annie Awards (focado em animação) e o Primetime Emmy Awards. Love, Death & Robots tem 8,4 no IMDb, 65 no Metacritic e 85% de aprovação no Rotten Tomatoes.
5. Arcane (2021 – Presente)
Adaptações de videogames são notoriamente problemáticas no mundo audiovisual, graças a fracassos como Super Mario Bros. (1993) e Street Fighter – A Última Batalha (1994). Porém, o ciclo foi quebrado em Arcane, série baseada em League of Legends (LOL). Na trama, as irmãs Vi (Hailee Steinfeld) e Jinx (Ella Purnell) lutam em lados opostos em uma guerra tecnológica e mágica envolvendo duas cidades gêmeas, Piltover e Zaun.
Criada por Christian Link e Alex Ye e animada pelo estúdio francês Fortiche, a obra estreou em novembro de 2021 e chamou a atenção do público e da crítica com o enredo e a qualidade da animação. Uma segunda temporada foi confirmada, mas ainda sem data definida. Arcane tem nota 9 no IMDb e 100% no Rotten Tomatoes.
6. The Legend of Vox Machina (2022 – presente)
A série web Critical Role (2015–presente) ganhou fama entre os jogadores de RPG em todo o mundo ao apresentar dubladores profissionais em campanhas de Dungeons & Dragons que são mais do que cômicas. O sucesso dos jogos online trouxe a produção de Amazon Prime Video: The Legend of Vox Machina. Na obra, uma equipe de heróis erráticos busca glória e tesouros no mundo de Exandria, cenário inspirado em D&D.
A produção combina aventura e clichês típicos do gênero em uma trama que oscila entre o épico e o hilário. A primeira temporada teve 10 de seus 12 episódios financiados por crowdfunding. Com o sucesso da série, uma segunda temporada foi confirmada para janeiro de 2023. The Legend of Vox Machina tem nota 8,4 no IMDb, 81 no Metacritic e 100% no Rotten Tomatoes.
7. Bojack Horseman (2014 – 2020)
Na versão hollywoodiana em que coexistem humanos e animais antropomórficos, um cavalo que foi celebridade da TV nos anos 1990 tenta voltar à fama. Mas primeiro ele tem que lidar com seu ego frágil, problemas com álcool e drogas e dificuldade em manter relacionamentos estáveis. Este é o enredo de BoJack Horseman, uma série da Netflix que combina comédia absurda e drama existencial para zombar da cultura das celebridades.
Criada por Rafael Bob-Waksberg e desenhada pela cartunista americana Lisa Hanawalt, a série conta com as vozes de Will Arnett (Arrested Development) e Aaron Paul (Breaking Bad). A série teve seis temporadas e terminou em 2020. Inicialmente recebida com críticas mistas, hoje a produção tem nota 8,8 no IMDb, 82 no Metacritic e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes.