Quer aprender grandes linhas de baixo das músicas do Paul McCartney? Então, aqui é o lugar certo! O eterno Macca é um ícone quando o assunto são linhas de baixo icônicas e elegantes.
Desde o legado nos Beatles até sua carreira solo, Paul McCartney é um gênio do contrabaixo, sendo responsável por várias linhas de baixo do rock marcantes. Assim, sua forma de tocar é inspiração para quem faz parte do universo das quatro cordas.
Portanto, se você deseja ampliar seu repertório com linhas de baixo super melódicas e coesas, a nossa lista é um prato cheio! Por aqui, iremos conferir algumas das mais legais da carreira solo e do histórico grupo de Paul.
Como tocar as linhas de baixo de Paul McCartney?
Hoje, a nossa seleção é direcionada a quem está em um nível intermediário no contrabaixo. Isso significa que você precisa ter certa elasticidade nos dedos para poder reproduzir algumas passagens mais rápidas. No entanto, os desafios da nossa lista serão superados com esforço e dedicação.
Sem mais enrolação, confira um spoiler da nossa lista:
- While My Guitar Gently Weeps
- Live and Tet Die
- All My Love
- Come Together
- Silly Love Songs
- Something
- Ebony and Ivory
- Let it Be
Bora lá aprender as melhores linhas de baixo de Paul McCartney?
1. And I Love He
And I Love Her é uma das músicas de Paul McCartney mais simples de ser tocada. Isso acontece porque quase todas as notas duram um compasso, ou seja, cada nota soará por 4 tempos. Além disso, a canção apresenta alguns arpejos ótimos para o estudo. Lembre-se que a música sofre uma modulação, passando para outro tom na segunda parte.
2. Jet
A introdução de Jet é bem tranquila – basta tocar junto com o bumbo da bateria. Durante a canção, toque duas notas por tempo em cada compasso, totalizando 8 notas por compasso. Atente-se para as convenções que aparecem ao longo da canção. Ademais, fique ligado para não correr ou adiantar o tempo de cada nota.
3. Come Together
Talvez essa seja a linha de baixo mais icônica de Paul McCartney. Feita em cima do acorde Dm, ela possui apenas 5 notas. Comece com o dedo indicador na 10ª casa do contrabaixo. Assim, a digitação de Come Together fica ainda mais fácil de ser tocada. Para aprender todos os detalhes, confira a nossa videoaula completa:
4. This Never Happened Before
Você não vai encontrar grandes dificuldades em executar uma das melhores músicas solo de Paul McCartney. Isso acontece porque o andamento de This Never Happened Before é mais lento, com poucas notas e variações. Aproveite e estude a canção usando palheta. Essa ferramenta deixará sua interpretação ainda mais parecida com a versão original.
5. While My Guitar Gently Weeps
Durante a introdução de While My Guitar Gently Weeps, você não encontrará grandes desafios, pois basta tocar três notas no início de cada compasso. Porém, em outras partes da música, fica um pouco mais complicado. Principalmente no pré-refrão e no refrão, preste bastante atenção nas variações da linha de baixo.
6. Silly Love Songs
Silly Love Songs tem uma linha de baixo bastante movimentada, com várias notas muito bem articuladas entre si. Por isso, atente-se às variações de cada uma das partes. Além disso, tenha atenção nas pausas, pois esse recurso faz toda a diferença na hora da execução. Caso haja alguma dúvida, acesse a nossa videoaula e aprenda todos os detalhes da canção:
7. Don’t Let Me Down
Em Don’t Let Me Down, encontramos vários recursos interessantes. Um deles é o uso de várias notas tocadas em sequência seguidas de algumas pausas. Isso faz com que a música ganhe outra cara. Além disso, inclui as técnicas de hammer on e pull off.
8. Ebony and Ivory
Ebony and Ivory é bem tranquila de tocar. No entanto, atente-se às variações sutis que acontecem ao longo dessa música. Em relação ao timbre de baixo da música, ele é um ótimo exemplo de captação ativa no instrumento. Por fim, ouça a versão original várias vezes antes de começar a tocar, para memorizar todos os detalhes.
9. Something
Something é uma das linhas de baixo do Paul McCartney mais elaboradas. Por isso, tenha muita calma quando for aprender essa canção. Isso acontece porque existem muitas variações na linha com pausas, além de hammer on e pull off. Dúvidas? Veja a nossa videoaula completa:
10. Coming Up
Coming Up tem uma linha de baixo muito simples de ser executada. Isso porque o contrabaixo marca uma nota bem precisa junto ao bumbo da bateria. Lentamente, a linha vai se desenvolvendo e começa a se movimentar mais. Mas, ainda assim, continua sólida e estável. Certamente, essa é uma linha de baixo perfeita para iniciantes evoluírem!
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11. Here Comes The Sun
Here Comes The Sun conta com uma linha bastante precisa. Por isso, atente-se bem à duração de cada uma das notas. No refrão, a base é simples, com a presença de convenções e notas acentuadas. Assim, por mais que a música seja conhecida, ouça a versão original com atenção antes de tocar, sobretudo para não acelerar o andamento.
12. Band on the Run
Por se tratar de uma música mais lenta, você não encontra grandes desafios para tocar Band on the Run. No entanto, a atenção na duração das notas deve ser grande, principalmente na ponte instrumental da segunda parte. Nesse trecho, a linha fica mais movimentada. Ademais, ouvidos atentos às convenções feitas com o restante da banda.
13. Let It Be
Let It Be é uma das linhas mais conhecidas de Paul McCartney, e você não vai encontrar grandes desafios nela. Baseie-se nos outros instrumentos, como piano e guitarra, para acompanhar as convenções do refrão. As outras partes da canção são variações das mesmas do início.
14. Another Day
Another Day tem uma linha de baixo muito sólida e coesa. Procure se atentar à duração de cada nota, principalmente durante o pré-refrão. Além do mais, o refrão conta com uma variação superinteressante para você aprender. Portanto, ouça a versão original algumas vezes antes de começar a tocar.
15. Hey Jude
Hey Jude é uma linha de baixo de Paul McCartney bem fácil e um ótimo exercício de harmonia. Procure acompanhar os outros instrumentos, principalmente o piano, para não adiantar ou atrasar o andamento. Ademais, atente-se para as outras convenções que aparecem no decorrer da canção, sobretudo nas transições de uma parte para outra.
16. Live and Let Die
Live and Let Die é um dos maiores sucessos de Paul McCartney. Ela tem uma introdução super legal e fácil de tocar. Ao longo da canção, a linha de baixo segue firme e coesa, sem muitas variações. No entanto, na segunda parte da música, aparece um trecho com um reggae super legal. Tenha muita atenção nas pausas dessa parte, pois elas fazem toda a diferença na execução.
17. Help!
Help! é uma das linhas de baixo de Paul McCartney mais conhecidas. Você não vai encontrar grandes desafios em relação a essa música. Por mais que você já tenha ouvido essa canção inúmeras vezes, ainda assim, vale ouvi-la mais uma vez. Concentre-se na pulsação da música e procure ficar ligado no andamento, para não atrasar ou adiantar.
18. No More Lonely Nights
No More Lonely Nights é uma das músicas de Paul McCartney mais interessantes no baixo. Isso acontece porque a linha é muito firme e acompanha de perto o bumbo da bateria. Portanto, ouça a canção várias vezes e procure acompanhar a versão original quando treiná-la.
19. All My Loving
Uma das linhas de baixo de Paul McCartney mais legais é a da música All My Loving. Nela, encontramos vários arpejos muito bem distribuídos no braço do instrumento. Além disso, ouça bem a canção para pegar as variações que aparecem, principalmente as que antecedem os refrãos.
20. My Love
Em razão do andamento mais lento, você vai perceber que tocar My Love é bem fácil. Além disso, a música contém notas que duram bastante tempo. Por isso, ouvidos atentos à bateria! Se ligue para não atrasar ou adiantar o ataque das notas. Sendo assim, escute a canção algumas vezes antes de começar a tocar.
Agora, seu repertório conta com grandes linhas de baixo do mestre Macca. Que tal aumentar ainda mais as suas habilidades no contrabaixo? Para isso, acesse, agora mesmo, o curso de baixo do Cifra Club Academy e aprenda muito mais sobre o universo do contrabaixo!