Confira alguns chás que podem ajudar a desentupir o nariz neste inverno – Zonatti Apps

Confira alguns chás que podem ajudar a desentupir o nariz neste inverno

Com a chegada do inverno e devido a virada de tempo ou do sistema imunológico, muitas pessoas acabam com sintomas de resfriado, gripe, sinusite ou rinite, ocasionando o entupimento das vias aéreas ou congestão nasal. Mas alguns chás, como o chá de hortelã-pimenta, gengibre e alho, podem ajudar a desentupir o nariz. Por causa das substâncias descongestionantes, antioxidantes e anti-inflamatórias presentes em sua propriedade. Os chás conseguem promover um alívio, porque auxiliam na remoção do muco e nas secreções nasais. 


Chás podem ajudar a aliviar congestão nasal/Banco de imagens/Divulgação


Eles não substituem o tratamento médico, mas servem como um complemento para ajudar a aliviar o entupimento nasal junto com a receita do profissional especializado. Confira alguns deles divulgados pela TUASAÚDE

  • O chá de gengibre e alho 

Este chá tem propriedades antioxidantes que ajudam nas secreções do nariz, além de ação anti-inflamatória, por causa da substância da alicina que está presente no alho. Algumas substâncias do gengibre, como a gingerol, chogaol e zingerona, auxiliam no tratamento da sinusite, bem como da rinite

Modo de preparo recomendado: 

Deve ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre. Coar e servir quentinho. 

Este chá tem uma substância rica em mentol, um óleo primordial que ajuda no desentupimento do nariz. 

Modo de preparo recomendado: 

Adicione água sobre as folhas picadas de hortelã e deixe descansar por 5 a 7 minutos. Coar e tomar de 3 a 4 xícaras ao dia. 

Também conhecido pelo seu nome científico, Camellia sinensis, este chá antioxidante que ajuda a reduzir o estresse oxidativo, livrando os radicais do seu corpo nas células, auxiliando no combate a infecções como o resfriado. 

Modo de preparo recomendado: 

É recomendado adicionar as folhas ou sachê de chá verde em uma xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Retirar o sachê ou coar e consumir em seguida. Ele só pode ser inserido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica. 

Este chá é feito através de uma planta que tem propriedades medicinais e age como expectorante. Além disso, ele também ajuda na desinflamação dos vasos sanguíneos. 

Modo de preparo recomendado: 

Leve uma raiz de alteia em uma xícara de água fervente e deixe repousar por 10 minutos. Coar e consumir em seguida. O recomendado é até 2 doses por dia. 

Ele é muito conhecido por ser rico em curcumina, uma substância forte que age como anti-inflamatória e alivia os sintomas de dor e mal estar, causado pela sinusite. 

Modo de preparo recomendado: 

Em água fervente coloque o açafrão e deixe por 5 a 10 minutos. Coar e beber logo em seguida. O recomendado é de 2 a 3 xícaras por dia. 

Chá de endro, preparado com a planta medicinal Anethum graveolens, é considerado um remédio caseiro eficaz para aliviar o nariz entupido devido às suas propriedades expectorantes. Essas propriedades auxiliam na remoção do muco e das secreções nasais, proporcionando alívio para a congestão nasal.

Modo de preparo recomendado: 

Colocar o endro na xícara com água quente. Deixar descansar por 15 minutos. Coar e consumir em seguida. 

 

O chá de tomilho é uma ótima opção de tratamento natural para aliviar a congestão nasal. Isso ocorre porque o tomilho contém substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, tais como timol, carvacrol, cimeno e linalol. Essas substâncias possuem propriedades expectorantes, antibacterianas e antivirais, o que ajuda a eliminar as secreções nasais e combater as infecções responsáveis pelo problema.

Modo de preparo recomendado:

Colocar tomilho seco na água quente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e consumir em seguida. 

Este já é feito através de uma planta medicinal que ajuda a bloquear os efeitos da histamina (alergia) no corpo. 

Modo de preparo recomendado:

Colocar as folhas da urtiga em água quente. Deixar descansar por 10 minutos. Coar e consumir em seguida. 

Foto destaque: Chá em dias frios/Banco de imagens/Divulgação

Deixe um comentário