A sequência de filmes baseada nos livros de J. R. R. Tolkien é uma das franquias de maior sucesso do mundo, especialmente entre os adoradores de fantasia.
Com uma legião de fãs, a obra “O Senhor dos Anéis” retrata um universo com diversos seres e elementos que precisaram ser elaborados de maneira a entregar um resultado de qualidade.
Mesmo com todo o cuidado tomado para manter a fidelidade da história e não irritar os fãs, alguns detalhes da gravação passaram despercebidos no primeiro filme da saga, “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”.
Detalhes de produção
Ao se propor dirigir o filme, Peter Jackson sabia da importância de se atentar a todas as características necessárias para transportar os telespectadores para o universo mágico. Além de criar diversos recursos de imagem para as grandes batalhas, ele também teve que ser criativo na apresentação da característica principal dos hobbits: a altura.
Mas nem mesmo com todos os profissionais atentos à finalização do longa-metragem alguns “erros” de produção do primeiro filme de “O Senhor dos Anéis” passaram despercebidos.
Os atores que interpretavam os hobbits não possuíam uma altura tão inferior quanto descrito nos livros, já que os representantes dessa raça são bem mais baixos que os humanos.
Para contornar a situação, foram utilizados alguns truques como fundo verde (chroma key) e perspectivas. Além disso, também foram contratados dublês que colaboraram no processo.
Quem interpretou Frodo por alguns momentos foi o dublê inglês Kiran Shanh, que tem 1,27 m de altura. Os produtores mantiveram as gravações com Kiran apenas em momentos em que não era necessário mostrar o rosto, como quando o personagem usava capuz ou estava caminhando.
Olha o dublê aí!
Apesar dos cuidados, caso o espectador dedique muita atenção à cena, é possível identificar o dublê do Frodo em alguns momentos. Os fãs reviraram as produções e descobriram um desses instantes em uma cena “A Sociedade do Anel”, na qual é perceptível a troca de atores.
Caso esteja curioso, o momento exato acontece após 1 hora, 44 minutos e 18 segundos de filme, como apresentado na imagem a seguir:
Foto: ‘O Senhor dos Anéis’/Reprodução