De 7 a 13 de agosto, o Discovery garante a transmissão de mais de 50 horas de programas na próxima “Shark Week”, uma semana dedicada aos tubarões que vai para o ar há mais de três décadas.
Na edição 2023, estão previstas 17 novas séries documentais e de entretenimento.
Este verão, a programação do Discovery segue o rasto destas criaturas marinhas pelas águas dos Açores, Nova Zelândia, África do Sul e Papua Nova Guiné. Uma viagem que contará com a experiência do Dr. Craig O’Connell e Mark Rackley, dois veteranos da “Shark Week” no Discovery.
Após um primeiro contacto em 2022, a equipa de “Jackass”, com Johnny Knoxville, Chris Pontius, Wee Man, Jasper, Dark Shark, Zach Holmes e Poopies, regressa para continuar com as suas experiências irreverentes.
Em “A Encruzilhada do Tubarão Branco” e “Tubarão: O Cabo do Medo” será analisado o caso de Arthur Medici, vítima de um ataque mortal numa praia de Cape Cod, em setembro de 2018, que levou os investigadores a estudar o ressurgimento dos grandes tubarões brancos nessa zona dos Estados Unidos.
Também será protagonista o ataque a Jimi Partington, em 2020, no Oceano Pacífico. O mergulhador profissional enfrentará os seus medos ao regressar às águas em “Sobreviver ao Tubarão Branco”.
CALENDÁRIO DA SHARK WEEK 2023
7 de agosto
21h00 Tubarão: O Cabo do Medo
O Dr. Craig O’Connell e o diretor de fotografia Mark Rackley, mergulham nas águas de Cape Cod para testar os instrumentos de dissuasão mais avançados que ajudam a manter as águas seguras tanto para banhistas como para tubarões. Só este ano um novo recorde de 400 grandes tubarões brancos apareceu nas praias de Cape Cod. Após o primeiro ataque mortal em mais de 80 anos, registaram-se mais de uma dúzia de ataques e incontáveis encontros com tubarões. O que está a causar a invasão do tubarão branco em Cape Cod?
22h00 Tubarão vs. Kraken
Fotos tiradas em redor da Ilha de Guadalupe mostram grandes tubarões brancos com estranhas cicatrizes que se acredita serem de ferimentos provocados por lulas gigantes. O Dr. Tristan Guttridge lidera uma missão para investigar o que se passa.
22h55 A Encruzilhada do Tubarão Branco
Após o ataque de um tubarão a Arthur Medici, em setembro de 2018, o programa “Intersection” analisa em profundidade o ressurgimento de grandes tubarões brancos nas praias de Cape Cod, enquanto a comunidade local luta para aceitar a nova realidade.
00h40 Tubarão Autómata
Para rastrear os grandes tubarões brancos da Nova Zelândia, investigadores constroem um submersível projetado para se parecer com um tubarão e conduzem-no até o que acreditam ser uma zona de acasalamento.
8 de agosto
21h00 Tubarão Branco: Zona de Combate
A especialista Michelle Jewel acredita que os tubarões brancos saltadores da África do Sul fazem mais do que caçar a sua presa favorita. Michelle acredita que estes tubarões saltam para comunicar uns com os outros.
22h00 Tubarões em Guadalupe
9 de agosto
21h00 Tubarão Autómata 2.0
A especialista em tubarões Kina Scollay e a sua equipa regressam com um novo submersível, o Mechashark. Num local secreto na Nova Zelândia tentam fazer algo que nunca conseguido: localizar um grande local de acasalamento de tubarões brancos.
10 de agosto
21h00 Tubarão Martelo: A Lenda de Sunken
Relatos de dois grandes tubarões-martelo lendários, Big Moe, em Florida Key, e Sunken, em Andros, nas Bahamas, fizeram o Dr. Tristan Guttridge e Andy Casagrande questionarem-se sobre se existe um clã de grandes tubarões-martelo que partilham o mesmo DNA.
22h00 Terror na Torre do Tubarão
O cientista James Sulikowski e a mergulhadora local Tanya Houppermans procuram um tubarão branco numa antiga estação de observação da Guarda Costeira na costa da Carolina do Norte. Uma combinação de mergulhos diurnos e noturnos filmados ao estilo “Blair Witch” manterá os espectadores em sobressalto com predadores e presas à espreita atrás de cada poste, banco de areia e naufrágio.
11 de agosto
21h00 Jackass Shark Week 2.0
Depois de no ano passado ter enviado os amigos para uma missão terrível durante a “Shark Week”, Knoxville junta-se ao grupo para ajudar Poopies a superar o seu medo de tubarões.
22h00 Porco vs. Tubarão
Os famosos porcos nadadores das Bahamas podem estar em perigo. Alguns acreditam que a população local de tubarões-tigre adquiriu o gosto pela carne de porco e poderá estar a deliciar-se com esses famosos animais.
12 de agosto
21h00 O Gigante dos Açores
Um enorme tubarão mako com mais de 4 metros é avistado nas águas dos Açores. O diretor de fotografia subaquática Joe Romeiro e a sua esposa, a bióloga marinha Lauren, tentam encontrá-lo nas profundezas em redor do arquipélago.
22h00 Sobreviver ao Tubarão Branco
Em 2020, Jimi Partington, um especialista em mergulho com tubarões, quase morreu nas mandíbulas de um grande tubarão branco. Um ano depois, tenta superar o seu transtorno de stress pós-traumático e voltar para a água com estes gigantes do oceano.
13 de agosto
21h00 Tubarões Caminhantes com Forrest Galante
Biólogo e conservacionista, Forrest Galante viaja pelo mundo em busca de novas espécies de tubarões, bem como de criaturas esquecidas e nunca vistas, identificadas erroneamente, ou declaradas extintas. Nos recifes de coral das Ilhas Salomão e da Papua Nova Guiné, existem rumores de que os tubarões caminhantes foram encontrados fora da área habitual e há uma forte crença de que existem novas espécies. Nesta expedição, Forrest Galante viaja até águas remotas do mundo, enfrentando piratas, selvas, tempestades, cobras, crocodilos e, claro, tubarões, para descobrir novos dados científicos.
22h00 Tubarões Viciados
Durante décadas, a comunidade pesqueira ouviu rumores sobre tubarões viciados em cocaína. O especialista em tubarões, Tom Hird, viaja até às Florida Keys para investigar o que acontece com os tubarões que entram em contacto com a droga mais conhecida do planeta.
23h00 No Interior da Besta
Investigadores alimentam grandes tubarões brancos com um isco de baleia em tamanho real, um método que poderá ajudar a encontrar os maiores tubarões brancos de sempre da África do Sul.
00h00 Tubarão Branco vs. Megalodonte
O enorme Megalodonte, um tubarão de 15 metros que pesaria perto de 60 toneladas era capaz de devorar uma orca sem esforço. Mas novas provas sugerem que o seu primo, o grande tubarão branco, pode ter causado a sua extinção.