Cidades de MG suspendem aulas após morte de crianças – 26/10/2023 – Equilíbrio e Saúde – Zonatti Apps

Cidades de MG suspendem aulas após morte de crianças – 26/10/2023 – Equilíbrio e Saúde

A morte de três crianças em São João del Rei (a 190 km de Belo Horizonte), no interior de Minas Gerais, por suspeita de infecção bacteriana, motivou o fechamento de escolas em outros quatro municípios vizinhos.

Em seus canais oficiais, as prefeituras de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas —todas na região do Campo das Vertentes— anunciaram a suspensão das aulas para desinfecção das unidades de ensino.

“Esta medida é essencial para proteger nossa cidade contra possíveis riscos de doenças, incluindo a bactéria Streptococcus pyogenes“, diz comunicado da administração de Conceição da Barra de Minas. A cidade fica a 42 quilômetros de São João del Rei, que também suspendeu aulas para limpeza.

A bactéria em questão foi apontada como possível causa da morte de uma criança de 10 anos, no dia 24 de setembro. Não houve, entretanto, coleta de material para confirmação laboratorial da infecção.

As demais mortes, de crianças de 3 e 10 anos, ocorreram em outubro e estão sendo investigadas pela Prefeitura de São João del Rei com apoio da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). Ainda não há prazo para conclusão dos laudos.

Em nota, a autoridade estadual disse que “não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população, como paralisação nas escolas”.

Duas crianças continuam internadas na cidade, e a prefeitura anunciou a compra de 3.750 kits rápidos para identificação da bactéria no sistema de saúde da cidade.

Nos municípios vizinhos que decidiram interromper as atividades escolares, a suspensão em geral é temporária para esta quinta (26) e esta sexta-feira (27). A única exceção é a Escola Municipal Cívico-Militar de Santa Cruz de Minas, que teve aulas suspensas por tempo indeterminado desde quarta-feira (24).

O prefeito da cidade, Wagner Almeida, publicou um vídeo em que diz que praças e parquinhos próximos às escolas também seriam desinfetados. Além disso, afirmou que testes de detecção da doença estão sendo providenciados.

A prefeitura de Ritápolis afirmou que os protocolos adotados durante a pandemia da Covid-19 seriam retomados.

“Solicitamos a colaboração de todos os responsáveis: Não enviem seus filhos para a escola em caso de apresentarem sintomas como febre, dor de garganta ou gripe. Busquem orientação no Posto de Saúde; incentivem seus filhos a não compartilhar objetos pessoais, como garrafinhas, copos e toalhinhas; recomendamos, como medida adicional, o uso de máscaras dentro do ambiente escolar”, diz o comunicado.

Em Lagoa Dourada, na mesma região, as atividades escolares não foram suspensas, mas houve recomendação para medidas semelhantes às adotadas na pandemia, como uso de máscaras e desinfecção das salas de aula e transporte escolar.

A SES-MG reforça que, em casos de sintomas como febre e garganta inflamada, a orientação à população é procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) para diagnóstico correto e tratamento adequado.

A secretaria destaca ainda que o melhor meio de informação para a população são os canais oficiais, evitando o compartilhamento de notícias falsas e o alarme injustificado da população.

Na tarde desta quarta-feira (25), a SES-MG divulgou uma nota em que reitera que, “neste momento, não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população, como paralisação nas escolas”.

A secretaria afirma que acompanha junto à Unidade Regional de Saúde e à Prefeitura Municipal de São João Del Rei os óbitos registrados e que realizou nesta quarta, por videoconferência, capacitação técnica para os profissionais de saúde da Unidade Regional de São João Del Rei, que contou com a presença de 122 participantes.

O treinamento, diz a nota, teve como objetivo orientar a rede de saúde para detecção e tratamento oportuno de casos suspeitos de infecção bacteriana, com a identificação dos devidos diagnósticos.

Deixe um comentário