Cientistas descobrem que o corpo das estrelas-do-mar é uma grande cabeça – Notícias – Zonatti Apps

Cientistas descobrem que o corpo das estrelas-do-mar é uma grande cabeça – Notícias


“Onde está localizada a cabeça de uma estrela-do-mar?” Essa é uma pergunta tão intrigante para a ciência que a principal conclusão é que se tratava de um animal que, muito provavelmente, não tinha cabeça. Mas novas pesquisas simplesmente inverteram essa afirmação e sugeriram fortemente que todo o corpo desses bichos marinhos é uma grande cabeça.



O corpo das estrelas-do-mar é considerado um belo mistério há décadas, mesmo para especialistas nas espécies. Para os cientistas, era difícil entender como um animal com um corpo tão único se relacionava com outros seres vivos, com formatos mais fáceis de distinguir.


• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

• Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Um estudo recente publicado na revista Nature usou análise de ativação de genes para propor que todo o corpo da estrela-do-mar é na verdade uma cabeça.



Segundo a equipe, os genes ativados em todas as partes das estrelas, incluindo as extremidades dos “braços”, são bastante similares aos ativados nas cabeças de vermes e vertebrados.


Um estudo mais detalhado mostrou que cada “braço” é como se fosse parte de uma cabeça.


“Os braços de uma estrela-do-mar não são como os nossos braços, mas sim como extensões da cabeça”, afirmou o dr. Jeff Thompson, coautor do estudo na Universidade de Southampton, em entrevista ao jornal The Guardian.



Após a conclusão do estudo, ele resumiu de forma simples como seria a anatomia desses animais tão únicos: “Para resumir a anatomia da estrela-do-mar, eu diria que é um animal muito parecido com uma cabeça, com cinco projeções, com uma boca voltada para o chão e um ânus no lado oposto, voltado para cima”.



Laurent Formery, professor da Universidade de Stanford e principal autor do estudo, também afirma que o animal “é mais bem descrito como uma cabeça rastejando pelo fundo do mar”.



A pesquisa serviu também para mostrar que as estrelas têm genes em comum com outros equinodermos (filo onde também estão o pepino-do-mar, o ouriço-do-mar, etc.), o que significa que eles também têm corpos que são cabeças.


Argonauta, peixe-boi e morte de jubarte: concurso premia as melhores fotos do oceano de 2023


Deixe um comentário