A empresa Boston Dynamics acaba de fazer mais uma inovação no cachorro mecânico mais avançado do mundo. Agora, o Spot consegue identificar pessoas e servir como um guia turístico tagarela.
Desenvolvido em 2016, o cão-robô foi feito para ajudar nas tarefas domésticas mais simples, como recolher o lixo, mas agora, com o avanço da tecnologia e o uso de inteligências artificiais, ele consegue se comunicar e responder a perguntas complexas.
Sua primeira versão já era considerada a mais avançada que a companhia havia lançado, sendo super silencioso e equipado com inúmeros sensores, incluindo câmeras de profundidade e um giroscópio.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
No ano seguinte, a versão mini do robô foi feita, sendo mais móvel, mais leve e capaz de correr quase como um animal de verdade.
Agora a Boston Dynamics fez melhorias para que o “bichinho de estimação” caríssimo consiga falar com diversos sotaques, fazer piadas e servir de guia para visitas em diferentes locais.
Dentre as diferentes personalidades que ele pode assumir, estão a de um arqueólogo de 1920, um guia sarcástico e temperamental e um intelectual extremamente refinado.
Elas aparecem em um vídeo gravado pela empresa, no qual inúmeras perguntas são feitas pelos desenvolvedores e são respondidas à altura por Spot.
Além disso, se um mapa for colocado no sistema, o cachorro mecânico será capaz de fazer um tour com visitantes, dando detalhes de edifícios e atrações, conseguindo até mesmo inventar histórias sobre o local.
No entanto, de acordo com o engenheiro Zack Jackowski, os planos são para que eles possam lançar animais robôs capazes de patrulhar e proteger grandes áreas num futuro próximo, principalmente fazendas e plantações.
Inteligência artificial ‘imagina’ como seriam animais robóticos espiões em miniatura