Sam Altman, o conhecido executivo-chefe da OpenAI — criadora do ChatGPT —, foi demitido da empresa pelo próprio conselho administrativo. A medida foi anunciada no blog da companhia nesta sexta-feira (17) e tem efeito imediato.
Para substituir Altman, o principal fundador da OpenAI, a empresa escolheu Mira Murati, que atuava como diretora de tecnologia. Ao mesmo tempo, um processo formal para escolher um CEO definitivo foi iniciado.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Na mensagem, o conselho administrativo da empresa acusou Altman de “não ser consistentemente sincero nas suas comunicações”, o que fez o conselho afirmar que “não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”.
A OpenAI é uma empresa formada por uma divisão sem fins lucrativos e uma subsidiária com fins lucrativos, fundada como uma startup em 2015, por cientistas e investidores como Elon Musk, o próprio Sam Altman e Ilya Sutskever.
Outro cofundador, Greg Brockman, deixará o cargo de presidente do conselho administrativo da empresa e se tornará diretor de tecnologia.
Nesta quinta-feira (16), Altman participou de uma conferência de tecnologia à margem do Fórum de Cooperação Econômica Asia-Pacífico (Apec), que acontece nesta semana em São Francisco.
Financiada com bilhões de dólares da Microsoft, a OpenAI deu início à mania da inteligência artificial generativa em novembro passado, ao lançar seu chatbot ChatGPT, que se tornou um dos aplicativos de crescimento mais rápido do mundo.
Treinada com base em conjuntos de dados, a IA generativa pode criar conteúdo totalmente novo, semelhante ao humano, ajudando os usuários a elaborar trabalhos e até mesmo escrever romances inteiros.
Inteligência artificial e equipamentos de ponta podem acelerar a construção de edifícios