Em entrevista, Christopher Nolan explicou como crítica não é uma ‘conspiração intencional’
Um dos principais diretores em atividade atualmente, Christopher Nolan se tornou uma voz ativa na preservação e manutenção do cinema enquanto arte. Agora, o cineasta aproveitou para opinar sobre o “perigo” dos filmes lançados diretamente em plataforma de streaming.
Durante entrevista ao The Washington Post, Nolan aproveitou para explicar o pedido para quem gostou de Oppenheimer (2023) comprar o filme do Blu-ray “para que nenhum serviço de streaming maligno possa roubá-lo de você.”
+++LEIA MAIS: Filme de Taylor Swift é uma ‘lição incrível’ para os estúdios, diz Christopher Nolan
Então, para o The Washington Post, o diretor comentou como fez uma piada ao descrever as plataformas de streaming como “malignas,” mas aproveitou para falar sobre filmes que desaparecerem após serem excluídos dos catálogos online.
“Hoje em dia existe o perigo de que, se as coisas existirem apenas na versão de streaming, elas sejam retiradas. Eles vêm e vão – assim como as versões de filmes para transmissão, então meus filmes serão exibidos na HBO ou qualquer outra coisa, eles vão e vêm,” afirmou.
+++LEIA MAIS: Oppenheimer quebra outro recorde de bilheteria
“Mas a versão de DVD é algo que pode estar sempre lá, para que as pessoas sempre possam acessá-la,” continuou Christopher Nolan. “E desde a década de 1980, como cineastas, consideramos isso um dado adquirido e agora temos que garantir que haja uma maneira de isso continuar a acontecer, se não for por meio da mídia física.”
O perigo de que estou falando é que o filme de um cineasta simplesmente desapareça do streaming um dia e talvez não volte ou não volte por um longo período de tempo, isso não é uma conspiração intencional.
Por fim, Nolan teve uma fala positiva em relação ao futuro da indústria: “Essa é apenas a maneira como as coisas evoluem, com os acordos de licenciamento específicos. Portanto, é algo que vale a pena ressaltar porque precisará ser consertado, mas estou muito confiante de que será.”
+++LEIA MAIS: Oppenheimer: Spike Lee questiona filme de Nolan: ‘O que aconteceu com os japoneses?’