O Gmail, serviço de e-mail do Google, está implementando uma funcionalidade inovadora que vai ajudar os usuários a se livrarem de e-mails indesejados com maior facilidade.
A plataforma está preparando um botão que destaca a opção de se desinscrever de e-mails de marketing.
Isso torna o processo de redução do volume de spam e mensagens não solicitadas mais simples, inclusive para aqueles que estão legitimamente cadastrados em um serviço.
Como o novo botão vai funcionar?
É comum que todos os usuários encontrem os links para cancelamento de inscrição em listas de marketing no final dos e-mails, ocultos entre outras informações para dificultar o acesso dos usuários.
Agora, a mudança implementada pelo Gmail busca conceder aos usuários um maior controle sobre suas caixas de entrada.
O recurso já estava disponível na versão web, mas chega agora na atualização 2023.11.12 do aplicativo do Gmail para Android.
O botão de desinscrição aparece no topo das mensagens, ao lado das informações de assunto e remetente, exigindo uma confirmação adicional para que o usuário saia das listas de e-mails de marketing.
Essa adição proporciona uma agilidade significativa para os usuários, eliminando a necessidade de visitar e fazer login nos sites oficiais dos serviços indesejados.
Imagem: Google/Reprodução
A novidade está sendo disponibilizada gradualmente, seguindo o padrão das atualizações para aplicativos do Google, que são liberadas em ondas.
Ainda não há previsão para a chegada desse recurso no iPhone, mas os usuários de Android devem esperar receber a novidade nas próximas semanas.
Além disso, a atualização do Gmail para Android também inclui melhorias significativas na usabilidade do aplicativo.
Uma das novidades é o recurso de retorno preditivo, parte integrante do Android 14, que facilita o uso de gestos ao mostrar uma prévia da página que será acessada antes da conclusão do movimento.
Essa funcionalidade permite que os usuários cancelem a ação de retorno no meio do caminho, conferindo uma experiência mais intuitiva e fluida.
Segundo informações do site TheSpAndroid, responsável pela descoberta do recurso, o retorno preditivo já estava disponível em versões anteriores do aplicativo do Gmail para Android, porém precisava ser habilitado nas opções avançadas para desenvolvedores.
Com a atualização em curso, essa ferramenta estará acessível para todos os usuários à medida que a atualização for liberada.