Oferecer um elogio tem se mostrado benéfico tanto para quem elogia quanto para quem recebe. Mas muitas vezes nos seguramos porque estamos preocupados com a impressão que iremos causar, disse Erica Boothby, uma psicóloga social da Wharton School da Universidade da Pensilvânia (EUA).
“A realidade é que essas mensagens geralmente são muito mais bem-vindas do que esperamos”, disse ela.
Recentemente, Milo McCabe me deu uma “aula de elogios” do lado de fora da principal filial da Biblioteca Pública de Nova York. O comediante britânico, que interpreta um personagem chamado Troy Hawke em vídeos virais, é conhecido por elogiar atletas em eventos esportivos.
Boothby, McCabe e outros especialistas dão conselhos de como elogiar.
ELOGIAR UM ESTRANHO? SEJA BREVE E SINCERO
Primeiro, avalie a linguagem corporal das pessoas para ver se elas parecem abertas a serem abordadas, disse McCabe. Procure características atraentes, acrescentou ele. Se alguém claramente se esforçou para se vestir bem, isso deve ser notado imediatamente. “Eu adoro esse blazer azul pastel”, disse ele a um homem mais velho, cujo rosto se iluminou. Seja positivo, breve e continue se movendo, para que as pessoas se sintam tranquilizadas de que você não tem segundas intenções, disse McCabe.
ELOGIAR UM AMIGO OU FAMILIAR? SEJA ESPECÍFICO
Se você está elogiando alguém que conhece, tente torná-lo distinto, disse Barbara Fredrickson, diretora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA).
Em vez de dizer que você gosta do riso de uma pessoa, descreva como isso te faz sentir. (“Ouvir você rir me faz querer rir também.”) Ou, se você está elogiando algo que alguém fez, explique por que você admira isso, disse Fredrickson. “Em vez de apenas dizer: ‘Ah, que jantar maravilhoso você fez'”, ela disse, “você pode dizer: ‘Você sempre é tão bom em encontrar uma nova receita e ser criativo'”.
NÃO DUVIDE DE SI MESMO
Se você tem um pensamento positivo sobre alguém, disse Fredrickson, considere compartilhá-lo. Melhor ainda, procure oportunidades para encaixar um elogio em sua conversa. A maioria das pessoas está “no domínio de seu crítico interno”, disse McCabe. “Mas se você pode dar a alguém um bom elogio —que você realmente quer dizer— você meio que dá um soco no crítico interno deles.”