O ator, que interpreta o sequestrador Nonato na novidade, falou sobre o processo intenso de filmagem do longa
Após participar de produções como Marighella, longa de Wagner Moura, e Cangaço Novo, que se tornou uma das séries mais assistidas do Prime Video em 2023, Jorge Paz está de volta às telonas no impressionante O Sequestro do Voo 375, que já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.
Na produção, que é baseada em um impressionante acontecimento real de 1988, Paz interpreta Nonato, que sequestra um avião em pleno ar para derrubá-lo sobre o Palácio do Planalto e matar o então presidente do país, José Sarney. A Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, entrevistou o elenco do filme e o ator revelou que, devido às diversas cenas de tensão que precisou fazer, chegou a ir parar no hospital:
“Teve um dia que eu acordei e meu corpo [estava] tremendo. No último dia, eu fui parar no hospital. A galera se preparando para comemorar e eu fui para o hospital”, contou Paz. “Acho que não tem como fingir uma loucura, uma tensão, e ficar ali no superficial. Eu tenho que sentir a coisa, meu corpo tem que vibrar junto.”
Segundo o ator, as cenas mais intensas entre o seu personagem e o de Danilo Grangheia (Irmandade), que interpretou o comandante Murilo, foram gravadas na última semana de filmagens do longa. Passando doze horas por dia ao lado do colega, em certo momento, Paz viu a realidade se confundir com a ficção e sentiu uma raiva genuína do colega:
“Teve um dia que a atuação do Danilo me deu raiva. Eu até falei pra ele: ‘Caraca, teve uma hora que você falou umas coisas ali comigo, como Murilo, que deu vontade mesmo de te dar uma porrada'”, relembrou o ator. “Porque realmente mexia. Pra mim, foi louco. Teve um momento em que meu corpo não estava entendendo mais nada.”
Para Grangheia, rodas essas cenas nos dias finais das gravações, quando o elenco já estava esgotado, trouxe mais texturas à atuação dos dois: “A circunstância toda ajudou a gente. O cansaço, o calor. Toda essa situação adversa nos ajudou a entender lugares em nós que nem sabíamos [que existiam]”, analisou.
“Foi um encontro muito inusitado de coisas que a gente tinha estudado, tinha preparado, com coisas que também surgiram durante essa semana de loucuras de um avião girando ali e a gente dentro dele”, acrescentou Grangheia.
Sobre O Sequestro do Voo 375
Em O Sequestro do Voo 375, que se passa em 1988, um voo com mais de 100 pessoas a bordo é sequestrado em pleno ar por Nonato (Jorge Paz), um homem frustrado com as dificuldades provocadas por uma crise no país e que deseja jogar o avião contra o Palácio do Planalto, com a intenção de matar o então presidente José Sarney.
Ao saber da situação, o piloto Murilo (Danilo Grangheia) precisa dar um jeito de acalmar o sequestrador salvar as almas a bordo. Em um momento de desespero, pela primeira vez na história da aviação, ele desempenha uma manobra impressionante e heróica, que muda para sempre a vida de todos no voo 375.
Além de Jorge Paz e Danilo Grangheia, o elenco do longa ainda conta com Roberta Gualda (O Rei da TV), Gabriel Godoy (Homens?), César Mello (O Pastor e o Guerrilheiro), Juliana Alves (Salve-se Quem Puder), Wagner Santisteban (O Tempo Não Para), Arianne Botelho (Tudo Bem no Natal Que Vem) e Diego Montez (Perdida), entre outros.
Marcus Baldini (Bruna Surfistinha) dirige O Sequestro do Voo 375 a partir do roteiro escrito por Lusa Silvestre (Estômago) e Mikael de Albuquerque (A Glória e a Graça) com base no trabalho de mais de uma década do pesquisador Constâncio Viana. Assista ao trailer:
Leia a matéria original em Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, clicando aqui!
Qual foi o melhor filme de 2023 até agora? Vote no seu favorito!
- “Pearl”
- “Pânico 6”
- “John Wick 4: Baba Yaga”
- “Air: A História por trás do Logo”
- “Super Mario Bros. O Filme”
- “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”
- “Guardiões da Galáxia: Volume 3”
- “Velozes & Furiosos 10”
- “A Pequena Sereia”
- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
- “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”
- “Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1”
- “Barbie”
- “Oppenheimer”
- “Besouro Azul”
- “Som da Liberdade”
- “O Exorcista: O Devoto”
- “O Lado Bom de Ser Traída”
- “Five Nights at Freddy’s”
- “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”