Nova produção apocalíptica da plataforma de streaming conta com Julia Roberts, Mahershala Ali, Ethan Hawke e Kevin Bacon no elenco
A Netflix lançou, nesta sexta-feira (8), o seu novo filme apocalíptico, O Mundo Depois de Nós, que promete fazer tanto sucesso quanto Bird Box (2018) e Não Olhe Para Cima (2021). O longa traz um final surpreendente e que deve levar muitos espectadores a questionarem se a história tem uma continuação ou não.
Atenção: o texto a seguir contém spoilers de O Mundo Depois de Nós, novo filme da Netflix!
Na história, as férias de uma família em uma casa luxuosa são comprometidas por um ciberataque, que provoca um apagão em todos os dispositivos. A situação fica ainda pior quando dois estranhos surgem à porta e eles começam a notar que as coisas estão piorando e o mundo está entrando em colapso, sem qualquer possibilidade de salvação para a família e o resto da população.
Nos momentos finais de O Mundo Depois de Nós, nós descobrimos que os Estados Unidos estão sendo atacados, não só através de ciberataque, mas com outros meios de destruição em massa. Após analisar o que está acontecendo, G. H. Scott (Mahershala Ali, Moonlight: Sob a Luz do Luar) revela que o país, provavelmente, está evoluindo para uma guerra civil, como parte de um plano de aniquilação que ele já havia ouvido falar.
+++LEIA MAIS: O Sequestro do Voo 375 prova que o Brasil não deve nada para Hollywood; leia a crítica
Em seguida, vemos a cidade de Nova York sendo bombardeada, enquanto Amanda (Julia Roberts, Uma Linda Mulher) e Ruth (Myha’la, Industry) assistem à distância, completamente desesperançosas.
O filme, então, encerra com Rose (Farrah Mackenzie, Utopia), que havia fugido da casa em que a família estava por não aguentar mais ficar enclausurada e sem notícias, chegando à casa de uns vizinhos e encontrando um bunker de sobrevivência.
Lá dentro, a menina encontra diversos DVDs, incluindo a última temporada de Friends, que começa a assistir imediatamente, determinada a saber o que acontece com os amigos de Nova York no episódio final, encerrando o filme sem grandes respostas sobre o que realmente aconteceu, quem está por trás dos atentados ou o que aconteceu com a população.
+++LEIA MAIS: “Fui parar no hospital”, revela Jorge Paz sobre O Sequestro do Voo 375
Mas, afinal, O Mundo Depois de Nós tem uma continuação?
O novo filme da Netflix é baseado no livro homônimo de RumaanAlam, lançado em 2020, que tem o mesmo final ambíguo apresentado na adaptação para a plataforma de streaming. E, infelizmente, não tem uma continuação revelando o que aconteceu com os Estados Unidos e a sua população após o início do apocalipse.
Porém, isso não impede que a Netflix invista em uma sequência inédita para a história. Em entrevista à Digital Spy, Sam Esmail, roteirista de O Mundo Depois de Nós, revelou que a ideia nunca foi dar respostas fáceis ao público:
“Todos nós entramos nisso [com nossos] olhos bem abertos. Quando você faz um filme, especialmente um thriller de mistério, ele ainda termina com um ponto de interrogação que corre o risco de polarizar o público”, começou.
“Acho que todos nos comprometemos com a crença de que não deveria haver uma resposta fácil”, continuou Esmail.
“Não deveríamos fazer rodeios aqui porque, como na vida, temos que enfrentar ambiguidades o tempo todo. Isso foi essencial para o livro e central para o que eu queria fazer no filme – não existem respostas e soluções fáceis e temos que encarar isso e seguir em frente de qualquer maneira”, completou o roteirista.
+++LEIA MAIS: “Não é só Hollywood que sabe fazer”, diz elenco de O Sequestro do Voo 375
O Mundo Depois de Nós é o primeiro filme de ficção produzido pela Higher Ground Productions, empresa do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a ex-primeira dama, MichelleObama, que anteriormente tinha seu foco em programas infantis, documentários e dramas históricos. Assista ao trailer: