Com Oppenheimer, de Christopher Nolan, indicado em 13 categorias, 96ª edição do maior prêmio do cinema acontece em março
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta terça-feira (23), os indicados à 96ª edição do Oscar. Neste ano, Oppenheimer, de Christopher Nolan, foi o grande destaque com 13 indicações, o que já era esperado. Porém, ainda houve espaço para algumas surpresas entre os indicados. Confira a seleção de Rolling Stone Brasil a seguir:
+++LEIA MAIS: Com 13 indicações, Oppenheimer domina indicados ao Oscar 2024; confira a lista completa
America Ferrera indicada a Melhor Atriz Coadjuvante
Esquecida pelo Globo de Ouro e o BAFTA, America Ferrera surpreendeu ao conquistar uma indicação à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Gloria em Barbie. A atriz ganhou destaque no filme de Greta Gerwig ao entoar um poderoso discurso sobre o papel da mulher em uma sociedade dominada pelos homens.
Annette Bening tira Margot Robbie do páreo para Melhor Atriz
A disputa na categoria de Melhor Atriz neste ano deve ficar entre Emma Stone, de Pobres Criaturas, e Lily Gladstone, de Assassinos da Lua das Flores, mas era esperado que Margot Robbie fosse lembrada entre aos indicados. Ao invés disso, Annette Bening, que foi um pouco esquecida nos últimos meses, acabou conquistando uma nomeação por NYAD, disponível na Netflix.
Leonardo DiCaprio fora da categoria Melhor Ator
Quem apostou em Leonardo DiCaprio na categoria de Melhor Ator, saiu perdendo. Apesar de todos os indícios apontarem para a indicação do ator por seu trabalho em Assassinos da Lua das Flores, DiCaprio – que já foi indicado cinco vezes na categoria, levando uma delas por O Regresso, em 2016 – não fez o requisito e acabou de fora.
Justine Triet derruba Greta Gerwig em Melhor Direção
Nesta temporada de premiações, Justine Triet, de Anatomia de uma Queda, e Greta Gerwig, de Barbie, “disputaram” uma vaga na categoria de Melhor Direção: enquanto a primeira ficou entre os cineastas indicados ao BAFTA, a segunda apareceu entre os nomeados do Critics Choice Awards e o Globo de Ouro.
Porém, na “batalha final”, quem levou a melhor foi Triet, com o seu filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023, que disputará contra Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores; Christopher Nolan, por Oppenheimer; Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas; e Jonathan Glazer, por Zona de Interesse.
Leia a matéria original em Rolling Stone Brasil, parceira de CineBuzz, clicando aqui!
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- “Anatomia de uma Queda” (25 de janeiro)
- “Pobres Criaturas” (1º de fevereiro)
- “O Mal Que Nos Habita” (1º de fevereiro)
- “Bob Marley: One Love” (15 de fevereiro)
- “Todos Nós Desconhecidos” (29 de fevereiro)
- “Duna: Parte 2” (14 de março)
- “Rivais” (26 de abril)
- “Furiosa: Uma Saga Mad Max” (24 de maio)
- “Deadpool 3” (25 de julho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (28 de junho)
- Coringa 2 (4 de outubro)