Por que sucesso de Oppenheimer foi ruim para Christopher Nolan, segundo Robert Downey Jr – Zonatti Apps

Por que sucesso de Oppenheimer foi ruim para Christopher Nolan, segundo Robert Downey Jr

Intérprete do Homem de Ferro, que está no elenco do filme, fez “brincadeira com fundo de verdade” ao compartilhar situação do diretor

Na ativa desde a década de 1990, Christopher Nolan é um dos cineastas mais renomados da atualidade. No entanto, embora tenha dirigido uma série de filmes de sucesso no passado, nenhum deles parece ter deixado o nome dele em evidência como Oppenheimer.

A cinebiografia do físico J. Robert Oppenheimer, o “pai” da bomba atômica, o fez ter, ao mesmo tempo, enorme êxito comercial e crítico. O longa chegou a arrecadar pouco mais de US$ 950 milhões — bem próximo do US$ 1 bilhão de seu maior sucesso em bilheteria, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) — e ainda liderou as indicações em grande parte das maiores premiações do cinema, como as 13 indicações ao Oscar 2024.

+++ LEIA MAIS: Oppenheimer, de Christopher Nolan, ganha data de estreia no Telecine

Tudo isso leva a crer que Nolan ficou bastante feliz, não é mesmo? De acordo com o ator Robert Downey Jr, uma das estrelas de Oppenheimer, não foi bem assim.

Ao apresentar o cineasta para o prêmio inaugural Trailblazer do Festival de Cinema de Sundance, realizado em Utah, nos Estados Unidos, Downey Jr revelou que o enorme sucesso do filme foi uma “terrível tragédia” para Nolan. O motivo? O diretor é muito introvertido e não se sente confortável com tantos holofotes.

Em tom de “brincadeira com fundo de verdade”, Robert, famoso especialmente por ter sido o intérprete do Homem de Ferrono Universo Cinematográfico Marvel (UCM), afirmou:

“Confidencialmente, ele precisa do ânimo de vocês. Ele está um pouco triste porque uma terrível tragédia se abateu sobre ele. Não é minha intenção tocar no assunto e sei que é muito pessoal, mas… ele se tornou reconhecível nas ruas. Ele recua como se fosse uma chama quente desta nova e mais indesejável realidade.”

A homenagem feita a Christopher em Sundance ocorreu devido às suas contribuições para o cinema independente. Ao receber seu prêmio, o diretor refletiu sobre como o festival impulsionou sua carreira após a exibição de Memento, em 2000.

“São cerca de duas semanas em que o cinema independente não significa apenas um modelo de negócios. Passa a ter o significado de uma aspiração para os cineastas. Isso significa que, como diretores, roteiristas e atores, vocês são tratados como artistas. Você tem orgulho de ser autor do que fez.”

Oppenheimer

Oppenheimer e o Oscar

Oppenheimer é o filme com mais indicações ao Oscar 2024: no total, 13. A obra está na disputa pelos seguintes prêmios:

– Melhor Filme

– Melhor Ator (para Cillian Murphy)

– Melhor Direção (para Christopher Nolan)

– Melhor Ator Coadjuvante (para Robert Downey Jr)

– Melhor Atriz Coadjuvante (para Emily Blunt)

– Melhor Roteiro Adaptado

– Melhor Fotografia (para Hoyte van Hoytema)

– Melhor Trilha Sonora (para Ludwig Göransson)

– Melhor Figurino (para Ellen Mirojnick)

– Melhor Maquiagem

– Melhor Design de Produção

– Melhor Som

Outros destaques na disputa são Pobres Criaturas, Assassinos da Lua das Flores e Barbie, respectivamente com 11, 10 e 8 indicações. A cerimônia acontece no dia 10 de março, em Los Angeles.

Quem leva o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2024? Vote no seu favorito!

  • American Fiction
  • Anatomia de uma Queda
  • Barbie
  • Os Rejeitados
  • Assassinos da Lua das Flores
  • Maestro
  • Oppenheimer
  • Vidas Passadas
  • Pobres Criaturas
  • Zona de Interesse

Deixe um comentário