O Atlético-MG anunciou que Luiz Felipe Scolari, o Felipão, não é mais o técnico da equipe. Às vésperas da final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, o clube vai atrás de um novo comandante.
Felipão dirigiu o Galo em 41 jogos, com 19 vitórias, dez empates e 12 derrotas. Confira a seguir quem é o treinador dos outros clubes da Série A e também do Santos, que disputará a Série B pela primeira vez neste ano!
Athletico-PR – Após uma passagem-relâmpago do colombiano Juan Carlos Osorio, de apenas 12 partidas, o Furacão anunciou Cuca no dia 4 de março deste ano. O treinador tenta retomar a carreira após a justiça da Suíça anular a sentença que o condenou pelo estupro de uma menor de idade em 1987.
Atlético Goianiense – Jair Ventura iniciou o trabalho no fim de julho de 2023 e, com uma arrancada, obteve o regresso do clube à Série A do Brasileirão. O trabalho do técnico segue em alta, com um pé na final do Goiano.
Bahia – Rogério Ceni é o técnico desde setembro do ano passado. Após cumprir a missão de manter a equipe na elite nacional, o ex-goleiro do São Paulo tenta levar o Tricolor baiano a voos mais altos com os investimentos do Grupo City.
Botafogo – No dia 22 de fevereiro, John Textor, dono da SAF alvinegra, demitiu Tiago Nunes após um trabalho de 15 jogos. Desde então, o time vem sendo comandado pelo interino Fábio Matias, que classificou a equipe para a fase de grupos da Libertadores.
Corinthians – O Timão iniciou o ano com Mano Menezes, mas o técnico sucumbiu após péssima campanha no Paulistão. Em 9 de fevereiro, o clube anunciou o português António Oliveira, que deixou o Cuiabá pelo desafio de dirigir o clube paulista.
Criciúma – Claudio Tencati tem um dos trabalhos mais longevos do Brasil. O treinador paranaense comanda o Tigre desde 5 de outubro de 2021 e reconduziu o clube catarinense à elite do futebol brasileiro.
Cruzeiro – Após Paulo Autuori comandar interinamente o time na reta final do Brasileirão de 2023, Nicolás Larcamón assumiu a Raposa no início da atual temporada. É o primeiro trabalho do treinador argentino no Brasil.
Cuiabá – Após levar o Dourado à sua melhor campanha na história do Brasileirão (12º lugar), o português António Oliveira aceitou proposta do Corinthians e deixou clube. Por ora, a equipe está sendo liderada pelo interino Luiz Fernando Lubel, que é auxiliar-fixo da equipe matogrossense.
Flamengo – Tite comanda o Rubro-Negro desde outubro de 2023. Este é o primeiro trabalho do experiente técnico gaúcho desde que deixou a Seleção Brasileira, após a Copa do Mundo do Qatar, no fim de 2022.
Fluminense – Líder da inédita conquista da Copa Libertadores, no ano passado, Fernando Diniz é o treinador do Tricolor carioca desde o fim de abril de 2022. No período, conquistou também dois Cariocas e a Recopa Sul-Americana, além de ter conciliado trabalho como interino na Seleção Brasileira no segundo semestre do ano passado.
Fortaleza – Juan Pablo Vojvoda comanda o time desde maio de 2021, em um dos trabalhos mais festejados do futebol brasileiro atual. O argentino tem três títulos do Campeonato Cearense, um da Copa do Nordeste e o vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2023.
Grêmio – Ídolo do clube, Renato Gaúcho está em sua terceira passagem no Tricolor gaúcho, iniciada em setembro de 2022. No período, conquistou o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha do ano passado e classificou o time para a fase de grupos da Libertadores como vice-campeão brasileiro.
Internacional – Eduardo Coudet comanda o Colorado desde julho de 2023. O argentino, que já havia trabalhado no clube em 2020, busca ainda seu primeiro título na equipe gaúcha.
Juventude – Após Thiago Carpini aceitar proposta do São Paulo, o clube de Caixas anunciou Roger Machado em 12 de janeiro de 2024. O treinador retornou ao Juventude após dez anos e busca chegar à final do Gaúcho – na ida contra o Internacional, no Alfredo Jaconi, ocorreu empate por 0 a 0.
Palmeiras – Abel Ferreira tem o mais longo trabalho entre técnicos da Série A. O português assumiu o Verdão em outubro de 2020 e acumula impressionantes nove títulos no clube. Entre eles, dois do Brasileirão e duas Libertadores.
Red Bull Bragantino – Pedro Caixinha está em sua segunda temporada no comando do time do interior paulista. Embora a equipe tenha sido eliminada para o Botafogo na terceira fase da Libertadores, o português assegurou o time nas semifinais do Paulistão – enfrentará o Santos por vaga na decisão.
Santos – Desde o início do ano, Fábio Carille é o técnico do Peixe. Ele tem a missão de comandar a reconstrução do clube, que disputará a Série B nacional pela primeira vez. E os sinais são positivos, pois o Santos está nas semifinais do Campeonato Paulista.
São Paulo – Com a saída de Dorival Júnior, que aceitou convite para assumir a Seleção Brasileira, o jovem Thiago Carpini foi contratado no início do ano. Após conduzir a equipe ao título da Supercopa do Brasil, ao vencer o Palmeiras, o treinador viveu seu primeiro momento de instabilidade com a eliminação no Campeonato Paulista para o Novorizontino.
Vasco – Em julho de 2023, o argentino Ramón Díaz assumiu com a missão de livrar o clube do rebaixamento no Brasileirão e teve êxito. Apesar da eliminação nas semifinais do Carioca para o Nova Iguaçu, ele segue à frente da equipe.
Vitória – Léo Condé está no cargo desde de fevereiro de 2023 e seu trabalho já tem uma credencial e tanto: o título da Série B que devolveu o Rubro-Negro baiano à elite nacional após cinco anos.